Presidente da Fapema reafirma apoio à Pós-Graduação em Fórum da Ufma

Presidente da Fapema reafirma apoio à Pós-Graduação em Fórum da Ufma
outubro 01 14:23 2009

A diretora-presidente da Fapema, Rosane Nassar Guerra, reafirmou, na manhã desta quinta-feira (01), o compromisso da instituição em apoiar os pesquisadores do estado. Guerra participou da abertura do II Fórum de Pós-Graduação da Ufma e declarou, em seu discurso, que a produção de pesquisas está diretamente relacionada ao desenvolvimento dos programas de pós-graduação.

 

“A pós-graduação existe para promover a pesquisa. O apoio da Fapema é um reconhecimento de que nesses espaços estão as pessoas que produzem ciência”, enfatizou a presidente. A concessão de bolsas e o lançamento de 10 novos editais foram apontados como ações da Fundação para melhorar os indicadores da pesquisa científica no Maranhão. “Estamos incentivando também a divulgação dos estudos já realizados no estado, como forma de levar esses resultados à sociedade”, disse. FRUM-PS-GRADUAO

 

O reitor da Ufma, Natalino Salgado, reconheceu que não existia política de pós-graduação na universidade. “Em 43 anos de existência, a Ufma possuía apenas um doutorado, que é o de Políticas Públicas”, destacou. No final de 2008, foram aprovados mais dois programas, os doutorados em Engenharia Elétrica e em Saúde Coletiva.

 

Segundo o reitor, os programas de mestrado aumentaram de 12 para 14, também no ano passado. A Ufma espera a aprovação de mais quatro mestrados pela CAPES. Em parceria com outras instituições, a universidade possui dois mestrados e cinco doutorados. “Os programas da Ufma são carro-chefe da pós-graduação no Maranhão. Com seu apoio, a Fapema tem nos ajudado a gerar conhecimentos que ajudarão a desenvolver o nosso estado”, afirmou Salgado.

 

A programação do II Fórum de Pós-graduação da Ufma estende-se até esta sexta-feira (02), com debates sobre estratégias para consolidar os programas da universidade. Amanhã, às 08h30, no Hotel Abbeville, a presidente da Fapema, Rosane Guerra falará sobre “Fomento à pesquisa e a pós-graduação no Estado do Maranhão”. Participam também do evento representantes da CAPES, CNPq, Ministério da Ciência e Tecnologia e de instituições de ensino superior. 

 

 

  Categorias: