Presidente da Fapema visita Expotec e destaca avanço do conhecimento científico no Estado

Presidente da Fapema visita Expotec e destaca avanço do conhecimento científico no Estado
julho 26 14:55 2012

 

O novo presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico (Fapema), Antônio Luís Amaral Pereira, visitou nesta quarta-feira,25, a Expotec, durante a Reunião da SBPC. Acompanhado pela secretária de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Rosane Nassar Meireles Guerra, e pelo secretário de Turismo, Jura Filho,ele percorreu vários stands e comemorou o sucesso da exposição.secreta_visita

 Segundo Antônio Luís Pereira, a reunião da SBPC em São Luís está sendo um sucesso e o trabalho conjunto da UFMA com o Governo do Estado foi fundamental para que essa iniciativa desse certo. “A contribuição do governo do Maranhão foi muito grande, as parcerias com as secretarias de governo possibilitaram para a universidade a viabilização de várias atividades que estamos vendo aqui hoje”, analisou.

 De fato, muitas das ações que estão sendo realizadas na SBPC tem o apoio do Governo do Maranhão. No Centro de Ciências Humanas, a feira de economia solidária faz sucesso. A qualquer hora é possível encontrar a venda um dos mais famosos pratos típicos do maranhense, a juçara com o camarão frito. Em frente ao CEB Velho, no prédio da Biblioteca Central, o Caminhão do Viva Mulher realiza atendimentos preventivos às mulheres interessadas.

No Pavilhão do SEMIC Jr, ao lado do centro Paulo Freire, onde se concentram as palestras, a Secretaria de Educação mantém um stand que é dos mais visitados com informações preciosas a quem procura por conhecimentos educacionais. Existe ainda na Cidade Universitária, a réplica de uma embarcação, que faz parte do trabalho do Estaleiro Escola, e atrai milhares de crianças, jovens e adultos interessado sem registrar o momento através de fotografias e conhecer um pouco mais do projeto desenvolvido no Estaleiro.

 A interatividade proposta pelo Governo do Maranhão para a SBPC não para por aí.Na Expotec, quem visita o stand do Governo, deixa de ser observador para ser participante. Totens possibilitam que o visitante tire sua fotografia em qualquer cenário turístico do Maranhão, sem sair da SBPC. “Quando a Secretaria de Turismo propôs esses totens, nós tínhamos como intenção principal levar o conhecimento. Fazer com que o visitante se interessasse pelo destino turístico. E nós estamos conseguindo isso”, afirmou o secretário de Turismo Jura Filho.

 Também presente no stand, a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação Rosane Guerra, fez questão de explicar a um visitante ilustre, o presidente do Living Labs, Álvaro Oliveira, como funcionava o sistema de divulgação das publicações científicas realizadas pelo Governo do Maranhão, através da Fapema. Interessado, o presidente da entidade, que congrega parcerias com agentes do processo de inovação para desenvolver novas tecnologias, ouviu com atenção às explicações.

 Na visão do presidente da Fapema, Antônio Luís Amaral, a Fapema tem um papel fundamental dentro do estado, já que vem contribuindo nos últimos anos com a iniciação científica. “Queremos dar continuidade a esse trabalho, para que possamos alavancar ainda mais o conhecimento científico no Maranhão”, analisou.

  Categorias: