Presidente da SBPC discute estrutura para evento em 2012

Presidente da SBPC discute estrutura para evento em 2012
fevereiro 25 21:18 2011

SAM_01791A presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, oficializou nesta sexta-feira, 25, no Palácio Cristo Rei, a escolha de São Luís para realização da 64ª Reunião Anual da SBPC, que acontecerá em julho de 2012. O evento será sediado na passagem dos 400 anos da capital maranhense.

Nader falou da finalidade desse primeiro contato com autoridades civis, representantes de instituições de Ensino Superior, secretários do Município e do Estado. “Esse encontro foi para delinear as comissões que vão trabalhar e os espaços que serão ocupados, porque inclusive o campus da UFMA passará por uma grande expansão e reforma”, disse a presidente da SBPC, ao explicar os detalhes da estrutura que será montada para o evento.

A SBPC costuma reunir expositores do governo, dos diferentes institutos federais, iniciativa privada e fundações de amparo. “É um evento gigantesco. Precisamos de uma boa área, porque será construído um espaço físico com tendas climatizadas; então, tudo isso vamos estudar agora”, afirmou. Será iniciada ainda, segundo Nader, a discussão sobre o tema da Reunião Anual em São Luis.

Incentivo – O secretário de Ciência, Tecnologia, Ensino Superior e Desenvolvimento Tecnológico (SECTEC), João Bernando Bringel, também esteve no encontro e comentou a escolha da cidade para sediar a SBPC. “Nada mais justo que, no aniversário do quarto centenário de São Luís, essa Reunião seja feita aqui. É a oportunidade de mostrar que todo o trabalho que está sendo desenvolvido no Maranhão entre  no cenário da mais alta estirpe da ciência e da tecnologia no Brasil”, assegurou o secretário.

De acordo com Bringel, o governo do Estado dará todo o aporte à realização da SBPC. “Vamos disponibilizar todas as medidas para que os pesquisadores residentes no Maranhão e os que estão fora tenham a oportunidade de apresentar seus trabalhos, as suas pesquisas, em um evento dessa magnitude”, apontou.

O reitor da UFMA, Natalino Salgado, considera que esse encontro vai mexer com a cidade, pelo volume de pessoas que virão. Por isso, questões como segurança, hospedagem e trânsito serão discutidas com parceiros locais. Natalino destacou a importância da parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA). “A Fundação promove, estimula e apoia os projetos de pesquisa, inovação e tecnologia maranhenses. Por isso, vamos ser parceiros na construção desse projeto da SBPC”, observou.

A Assessora de Planejamento e Ações Estratégicas da FAPEMA, Márcia Cristina Gonçalves Maciel, representou a diretora-presidente da Fundação, Rosane Nassar Meireles Guerra, na reunião.

  Categorias: