Presidente e diretor da FAPEMA Recebem Homenagem nos 50 Anos de Medicina Veterinária

Presidente e diretor da FAPEMA Recebem Homenagem nos 50 Anos de Medicina Veterinária
junho 13 20:30 2024

Em clima de festa e reconhecimento, sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Maranhão celebrou, na tarde desta quinta-feira (13), os 50 anos do curso de Medicina Veterinária. O evento reuniu autoridades, médicos veterinários, professores, representantes de conselhos e membros da comunidade para homenagear a trajetória de meio século de conquistas e reafirmar o compromisso do curso com a saúde animal, humana e ambiental. Em um momento marcante da solenidade, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Nordman Wall, e o diretor Administrativo da Fundação, Arnodson Campelo, receberam homenagens pelas suas significativas contribuições ao curso de Medicina Veterinária da Uema.

“É com grande satisfação que recebo esta homenagem pelos 50 anos do curso de Medicina Veterinária da Uema que tenho o orgulho de ser egresso e de atuar como professor, contribuindo para a formação de novos profissionais da área e para o fortalecimento do curso no Maranhão”, disse Nordman Wall, presidente da FAPEMA, secretário-geral do Conselho Regional de Medicina Veterinária.

Ele lembrou que a FAPEMA tem apoiado dezenas de pesquisa na área de agropecuária e também fortalecido o trabalho realizado no Hospital Veterinário da Uema. “Ao longo dos anos, a FAPEMA tem apoiado diversos projetos de pesquisa e desenvolvimento no curso, o que tem contribuído para a formação de profissionais qualificados e para a geração de conhecimento científico de alto nível, completou Wall.

Ao receber a homenagem Arnodson Campelo, que também é egresso do curso de Medicina Veterinária e professor da disciplina de inspeção animal, disse sentir-se honrado em receber a homenagem. “Tenho orgulho de ser ex-aluno do curso e hoje integrar o quadro de professores do departamento de Medicina Veterinária tendo contribuído para a formação de dezenas de profissionais da área ao longo dos últimos anos”, reforçou Campelo.

A iniciativa da realização da sessão solene partiu do deputado Júlio Mendonça (PcdoB), que destacou a relevância do curso para o estado e a importância de reconhecer o trabalho dos profissionais da área. “Minha eterna gratidão aos professores que participaram do início dessa história. O serviço que nós prestamos é de suma importância para os animais e a sociedade. Este é um dia importante para agradecermos a toda a Escola de Medicina Veterinária da Uema pelo trabalho que faz em prol do povo do Maranhão”, disse o parlamentar.  O evento foi conduzido pelo deputado Florêncio Neto (PSB). Antes das falas das autoridades foi exibido um vídeo institucional com a história do Curso de Medicina Veterinária da Uema, com depoimentos de pessoas que foram importantes para o curso, a exemplo de diretores que trabalharam nas primeiras turmas.

O vice-reitor da Uema, Paulo Henrique Catunda, destacou os programas de pós-graduação como diferenciais importantes. “São cinquenta anos bem vividos. Foi um período de muita evolução e todos nós sabemos aonde o curso pode chegar. Para isso, precisamos dar melhores condições e estrutura para que isso ocorra, o que já está sendo feito”, afirmou o vice-reitor.

A solenidade em homenagem aos 50 anos do curso de Medicina Veterinária da Uema foi mais do que um momento de celebração. Foi também uma oportunidade para reafirmar o compromisso da instituição com a formação de profissionais qualificados, a pesquisa científica e a promoção da saúde animal, humana e ambiental.

Ao longo de seus 50 anos, o curso de Medicina Veterinária da Uema se consolidou como referência na área, formando milhares de profissionais que atuam em diversos setores do mercado de trabalho. Com um corpo docente altamente qualificado, infraestrutura moderna e projetos de pesquisa inovadores, o curso tem tudo para continuar contribuindo para o desenvolvimento do Maranhão e do Brasil nos próximos anos.