Primeira Feira do Empreendedor de Imperatriz é aberta nesta quarta-feira

Primeira Feira do Empreendedor de Imperatriz é aberta nesta quarta-feira
novembro 07 15:41 2013

DSC 3205A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA está presente na Feira do Empreendedor 2013. A Feira é realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, e pela primeira vez está acontecendo em Imperatriz.

O evento foi aberto por autoridades locais e estaduais, na entrada do Centro de Convenções do SEBRAE, local onde acontece a programação do evento. Estiveram presentes o secretário de estado de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Maurício Macedo, na ocasião representando a governadora Roseana Sarney; o secretário de estado de Agropecuária e Abastecimento, e consultor do SEBRAE-MA, Cláudio Azevedo; o secretário de estado de Turismo, Jurandir Lago Filho; o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira; os diretores técnico e financeiro do SEBRAE MA, José Moraes e Raimundo Nonato Corrêa; o presidente da Associação Comercial de Imperatriz Euclides Viégas, o diretor da FIEMA, Cláudio Azevedo; além de representantes das empresas parceiras.

Em seguida à abertura oficial da feira os presentes se dirigiram até o Palácio do Comércio, onde houve a formação da mesa, e as autoridades falaram sobre suas expectativas para a Feira e para o desenvolvimento econômico do estado. DSC 3219

O secretário de estado do Desenvolvimento da Indústria e Comércio, Maurício Macedo, ressaltou a importância da região sul para o desenvolvimento de todo o Maranhão. “Imperatriz é uma cidade empreendedora, e por isso foi escolhida para sediar eventos importantes como esse. Sabemos que os empresários locais e toda a população saberá aproveitar o evento”, disse.

Para o diretor técnico do SEBRAE, José Moraes, a Feira do Empreendedor é feita para realizar sonhos e aproveitar os espaços de desenvolvimento que a atual fase econômica oferece. Já Cláudio Azevedo, lembrou a todos que 35% das empresas formais de todo o estado estão na região sul. “Imperatriz é, hoje, o maior eixo comercial e energético do estado”, afirmou.

A FAPEMA traz para a Feira duas empresas inovadoras apoiadas pelo Programa de Apoio à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Microempresas e Empresas de Pequeno Porte – PAPPE, a Enova Energia, expondo uma rede de bombeamento de água movida à energia solar, e a Mucambo Engenharia, com o projeto Parabike, uma bicicleta híbrida para deficientes físicos ou pessoas com mobilidade reduzida. Enova Energia está representada por Cláudio Martins e Felipe Simões, já a Mucambo Engenharia, por Celso Oliveira.

No stand da FAPEMA os visitantes da Feira do Empreendedor podem conhecer o programa TECNOVA, uma iniciativa do Governo Federal, através da Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP, que tem a Fundação como agente gestor dos recursos no Maranhão. “Os recursos são para o desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos que agreguem valor aos negócios e ampliem seus diferenciais competitivos”, explica a diretora presidente da FAPEMA, Rosane Guerra.

A Feira do Empreendedor vai até este sábado, e todos os dias serão oferecidas palestras, oficinas de gestão, encontros de negócios, a partir das 13h no Centro de Convenções do SEBRAE. Já os stands de empresas dos mais variados segmentos estão abertos à visitação a partir das 16h.

  Categorias: