Produções científicas da Uema são apresentadas durante o XXI SEMIC

Produções científicas da Uema são apresentadas durante o XXI SEMIC
dezembro 03 12:45 2009

Com o objetivo de aumentar o envolvimsemic_uema1ento discente na produção cientifica da Universidade Estadual do Maranhão e despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação, foi aberto na noite de quarta-feira, 02, o XXI Seminário de Iniciação Cientifica (Semic). O evento foi presidido pelo reitor da Uema José Augusto Oliveira e contou com a participação da diretora presidente da Fapema, Rosane Nassar Meireles Guerra, pós-reitores, professores e estudantes.

O seminário é uma realização da universidade com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão e da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). “O evento tem o propósito de divulgar conhecimentos gerados na pesquisa. Durante o seminário orientado e orientando tornam pública sua parcela de contribuição para a produção de ciência da Uema, que é o lugar do conhecimento, da produção do conhecimento e do aprendizado”, destacou o José Augusto.

Durante sua fala o reitor agradeceu o apoio da Fapema às ações da Uema e destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela diretora presidente do órgão. “A Fapema tem estado sempre presente nos eventos da Uema, não só nos prestigiando, mas sobretudo, trazendo a motivação e o incentivo para os nossos professores, pesquisadores e estudantes”, observou. O evento é coordenado pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Walter Canales Sant`Ana.

Lançamentos e homenagens-  durante a abertura do seminário foi feito o lançamento do CD Resumos pelo bolssemic_uema2ista Keneson Klay Machado, do Atlas Eletrônico de Histologia, da professora, Ana Lúcia Abreu e uma homenagem à professora doutora Terezinha Moreira Lima.

A programação de abertura foi encerrada com a palestra “Os Desafios da Pesquisa e da Pós-Graduação na Região Norte, ministrada pela professora doutora, Maria Iracilda da Cunha Sampaio da UFPA.

O seminário será encerrado na sexta-feira, 04. Durante o evento serão oferecidos os minicursos de Redação Científica, que será ministrado pela professora doutora, Maria Célia Pires Costa, da Uema; Inovação Tecnológica: Propriedade Intelectual; Direitos Autorais; Patentes; Design e Marketing, com os Consultores da Fapema, Adeiane Sousa, Tonicley Silva e Refino de Petróleo, e Produção de Derivados, pelo Instrutor da Petrobras do Rio de Janeiro, Francisco José Mattoso Paiva.

  Categorias: