Professor Antônio Oliveira é agraciado com o Prêmio Ernesto Hambúrguer por sua contribuição à divulgação científica
O professor de Física, Antônio José Silva Oliveira, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), é homenageado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), com o prêmio Ernesto Hambúrguer. Ele foi destacado pelas suas contribuições à população da ciência física, no Maranhão e no país. A premiação é considerada o Nobel da Física no Brasil. Oliveira, reconhecido pela sua vasta atuação no segmento, tem vários projeto apoiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), a exemplo do Ilha da Ciência, laboratório de Divulgação Científica.
O presidente da FAPEMA, Nordman Wall, pontuou o simbolismo da homenagem ao físico maranhense. “É sempre uma honra e uma alegria, vermos nossos cientistas alcançando o reconhecimento com seus trabalhos. O professor Antônio Oliveira é um reconhecido físico maranhense, com renomados trabalhos e uma vasta atuação para que a ciência chegue às pessoas de todas as idades e classes sociais. Parabenizamos o professor pela deferência nesta importante premiação científica e que continue avançando em prol da pesquisa maranhense. A FAPEMA se orgulha em apoiar estes bravos desbravadores da ciência do Maranhão”, observou Wall.
A premiação leva o nome do físico e divulgador de Ciências, o brasileiro Ernesto Wolfgang Hamburger, sócio fundador da SBF, da qual também foi vice-presidente de 1971 a 1973; e tem o propósito de reconhecer, estimular, valorizar e dar visibilidade às iniciativas e ações de popularização das Ciências Físicas. É concedido a pessoas, grupos ou instituições, que tenham desenvolvido atividades de destaque neste segmento. Os trabalhos são avaliados levando em consideração a qualidade, relevância e abrangência da contribuição para a área de Divulgação de Ciências Físicas.
“Estou bastante feliz por esse reconhecimento nacional, feito pela Sociedade Brasileira de Física, e, em especial, com o nome de Ernesto Hambúrguer. Em vida, ele contribuiu, de forma significante, para o desenvolvimento da Física, na América Latina e Caribe. É um sentimento de dever cumprido, até o momento, e outro, de renovação, para que possamos fazer muito mais para tornar a ciência um bem popular, em especial a Física, que considero ter sido a que mais contribuiu com o desenvolvimento da humanidade”, frisou o professor Antônio Oliveira, que será premiado pelo conjunto de sua obra.
O agraciado no Prêmio Ernesto Hamburgues, recebe diploma, passagem aérea e hospedagem para participar da Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Física, durante a reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O ganhador também ministrará conferência na programação da SBPC, sobre a atividade de divulgação desenvolvida. A premiação será realizada dia 19 de julho, em São Paulo.
Estudos
A produção científica de Antônio Almeida, contém artigos publicados de grande fator de impacto, em revistas nacionais e internacionais, orientações de dissertações de ensino médio, iniciação cientifica, graduação e mestrado – todos com bolsas de agências de fomento de mais de uma centena de estudantes. Como produto de suas pesquisas e inovações tecnológicas, ele possui carta patente e patentes, fruto de equipamentos desenvolvidos para aulas experimentais de Física.
Em seu vasto currículo, o físico agrega ainda, conquista do Prêmio FAPEMA e várias pesquisas apoiadas por editais da Fundação. Ele classifica a fundação maranhense como um importante contribuinte para o avanço, divulgação e promoção da ciência no Estado. “O Prêmio FAPEMA também foi um reconhecimento do meu trabalho em prol da divulgação e popularização da Ciência. Isso significando que estamos no caminho certo, quando falo que a Ciência tem que estar onde o povo está!”, enfatizou Antônio Oliveira, que foi um dos percussores para o surgimento da instituição.
Perfil
Antônio José Silva Oliveira é professor titular da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), formado em Licenciatura em Física pela instituição. Possui mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFCE), doutorado em Física pela Unicamp e pós-doutorado em Jornalismo Científico pelo Labjor – Unicamp. Exerce sua função de professor e pesquisador no Departamento de Física da UFMA, sendo hoje coordenador do Espaço da Ciência e do Firmamento – Planetário UFMA; e ainda, coordenador de Curso, diretor de Centro, diretor de Pesquisa, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, vice-reitor e reitor em Exercício. Atualmente, integra o Comitê de Assessoramento de Divulgação Cientifica do Conselho Deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).