Programa centelha promove a criação de negócios familiares inovadores

Programa centelha promove a criação de negócios familiares inovadores
abril 04 15:07 2024

A inovação é a palavra de ordem no século XXI, e o programa Centelha, resultado de parceria entre o Governo Estadual e Federal, é uma iniciativa poderosa que oferece recursos e conhecimento para que maranhenses com boas ideias se transformem em empreendedores do futuro. Atualmente quase 40 projetos de empreendedores maranhenses são financiados por meio do programa que é uma iniciativa da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e executado no Maranhão pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Maranhão (FAPEMA).

A última edição do edital do Programa Centelha contou com um investimento total de R$1.480.000,00 para impulsionar dezenas de negócios locais e, dentre eles, Engemax e Dr. Pet House. Os dois projetos se destacam como iniciativas que surgiram de dentro do núcleo familiar. Uma empresa oferece uma plataforma conveniente para atendimento veterinário, e a outra inova na área da construção civil, mas ambas são negócios que compartilham a inovação como valor central, e que transformaram a confiança e afeto na relação de suas famílias em bases sólidas para seus respectivos empreendimentos.

Engemax é uma empresa resultado de experiências compartilhadas por gerações. Acostumado à atmosfera de canteiros de obras desde a infância, Francisco Reis seguiu a tradição e manteve a família envolvida com o trabalho. Através de estudos científicos desenvolvidos com o filho, Davi Reis, foi desenvolvido o Bloco “Ecolar”, que é o principal produto comercializado pela empresa e que inova ao usar isopor no lugar de concreto em sua composição, o que possibilita uma série de vantagens econômicas e práticas.

 

A mistura com isopor pode ser utilizada em paredes e forros de construções, e o processo construtivo resulta em um material leve, de fácil acesso, transporte e manuseio, e com um maior potencial de isolamento térmico e acústico.

No detalhe, flocos de isopor em um dos blocos “Ecolar” produzido pela Engemax.

Para Francisco, uma das principais vantagens do bloco produzido pela Engemax é a supressão de etapas no processo produtivo: “Como posso utilizar a parede dele como substrato para fazer diretamente o acabamento como massa e pintura, dá para simplificar muita coisa, normalmente eu teria que chapiscar, rebocar, embolsar, fazer um revestimento com cerâmica. Todos esses são processos que eu elimino porque o substrato que o bloco me oferta possibilita que o profissional faça o acabamento diretamente.” explica o empreendedor e pai

 

O Centelha foi o catalizador responsável em tirar a ideia do papel: “a gente precisava colocar o produto no mercado e fazer com que ele se tornasse real, mas eram necessários vários estudos científicos para que chegássemos a uma composição adequada para comercialização, e tudo isso foi proporcionado pelo programa.” explica Francisco. Para Davi, as capacitações foram fundamentais para que ambos fizessem a transição de trabalhadores e pesquisadores para empresários responsáveis por um negócio “Aprendi muito sobre coisas que até então não conhecia como registro de patentes e gestão de marca da empresa. Foi um ganho muito assertivo e que garantiu que o investimento que o programa também ofereceu tenha sido aplicado da melhor forma possível” explica o filho

Para o pai, a concretização da Engemax é a prova de que todos os sacrifícios não foram em vão : “estamos construindo juntos um legado que é pra ele, e isso não tem preço”.

 

Para o filho, é a comprovação da força de suas origens: “Nossa família sempre foi humilde, mas é cheia de mentes pensantes. Eu sei todas as lutas que meu pai enfrentou até aqui e é muito prazeroso poder compartilhar essa experiência com ele” conta Davi.
Inovação

A Dr. Pet House também é um caso de sucesso de negócio familiar inovador. A veterinária Dennisiane Saraiva se uniu com sua irmã Dennise Saraiva para desenvolver uma plataforma prática que atua como mediadora do contato entre tutores de pet e profissionais especializados na saúde dos bichinhos.

Tela inicial do aplicativo Dr. Pet House

Veterinários podem se cadastrar no aplicativo, informando sua região, especialidade e serviços que oferecem,colocando o seu nome à disposição para tutores que se registram na mesma plataforma em busca de atendimento em casa: “o nosso diferencial é um acesso mais fácil, rápido e conveniente” explica Dennise.

O Centelha também foi determinante para transformar a ideia em realidade. O dinheiro do edital serviu para se montar toda a estrutura do negócio e o conhecimento adquirido permitiu que as irmãs adequassem o escopo do serviço : “no começo a gente pretendia ter um site e um aplicativo, mas o que aprendemos com os especialistas do Centelha deixou claro que, naquele momento, o ideal era que tivéssemos foco para direcionar os nossos esforços” conta Dennisiane.

Assim como a Engemax, a Dr. Pet House nasceu no núcleo familiar, e Dennise e Dennisiane colheram os benefícios de construir um projeto como esse em cima de uma base inabalável de confiança e afeto: “em condições normais, existem coisas que você não pode falar para o chefe, e muitos problemas ou processos mal realizados são estendidos por muito tempo pela comunicação prejudicada. Nossa convivência e intimidade nos permite atravessar essa barreira e discutir o que estamos construindo de forma honesta e franca” Explica a veterinária

Para o presidente da FAPEMA, Nordman Wall, ao investir na economia inovadora através do fomento direto à ideias, o Centelha é um programa que aposta no potencial transformador do povo Maranhense : “Todo grande negócio inovador nasce de uma simples ideia disruptiva, e o centelha entra justamente para ensinar tudo sobre a gestão de uma empresa enquanto dá recursos não reembolsáveis para que a estrutura inicial do projeto seja montada. Assim, é possível que a gente desenvolva a tecnologia e a economia enquanto investimos no nosso ativo mais valioso: o nosso povo” explica Nordman

 

Redação/Fotografia: Laércio Diniz
Edição final: Elizete Silva