Programa da Fundação Gates em parceria com FAPs brasileiras financia projetos nas áreas de saúde e desenvolvimento

abril 23 18:34 2015

A Fundação Bill & Melinda Gates está com inscrições abertas até 13 de maio para a 15ª edição de seu programa Grand Challenges Explorations (GCE). Lançado em 2008, o GCE oferece 100 mil dólares a inovações tecnológicas e científicas em saúde, agricultura e desenvolvimento capazes de solucionar graves problemas mundiais. Mais de 1140 projetos em 60 países já foram financiados, sete deles no Brasil. O mais recente é o da pesquisadora Marilyn Nations, da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), primeira instituição do Nordeste financiada pelo GCE. Veja outros projetos brasileiros em: http://grandchallenges.org/.

No Grand Challenges Explorations, qualquer pessoa pode enviar projetos. São aceitas propostas de candidatos de todos os níveis de experiência, de qualquer área ou organização, incluindo universidades, laboratórios, institutos de pesquisa, ONGs e empresas privadas. Para participar, você só precisa descrever a sua ideia em duas páginas. Nelas você deve explicar, em inglês, por que sua ideia apresenta uma solução inovadora para gerar impacto em um dos desafios propostos pelo GCE. A cada rodada, o programa lança diferentes tópicos e os projetos têm de responder adequadamente a eles. Propostas fora do tema não serão avaliadas.

As soluções mais inovadoras e de maior impacto em cada rodada recebem 100 mil dólares para serem implementados em 18 meses. Se a proposta for bem-sucedida, é possível aplicar para um financiamento adicional de 1 milhão de dólares. No Brasil, uma parceria com 17 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) garante um aporte adicional de 50.000 a 100.000 dólares a inovadores desses 17 estados que tiverem suas ideias selecionadas pelo programa.

As inscrições estão abertas até o dia 13 de maio para os seguintes desafios:

• Promoção da Saúde Intestinal de Bebês e Recém-Nascidos por Meio da Engenharia do Microbioma Mediada por Bacteriófagos

• Explorando Novas Maneiras de Medir Dados de Oferta e Uso de Serviços Financeiros Digitais

• Facilitando a aceitação de pagamentos via celular por parte de comerciantes

• Ferramentas de Vigilância, Diagnóstico e de Dieta Artificial para Apoiar Novas Abordagens em Controle de Vetores

• Novas Abordagens Para Enfrentar a Transmissão Residual de Malária · Novas Maneiras de Reduzir Mortes de Crianças Por Pneumonia com Tratamentos Eficazes e Administrados a Tempo

Você encontra as descrições detalhadas de todos os tópicos e instruções de como se inscrever no site do Grand Challenges Explorations – http://grandchallenges.org/.

  Categorias: