Programa Espacial Brasileiro deve ser política de Estado prioritária, dizem especialistas

Programa Espacial Brasileiro deve ser política de Estado prioritária, dizem especialistas
julho 27 13:38 2010

O que o Brasil busca no espaço foi a temática central da mesa-redonda “O Programa Espacial Brasileiro: Presente e Futuro”, que aconteceu na tarde desta segunda-feira (26), na 62ª Reunião Anual da SBPC, que acontece até o próximo dia 30, em Natal/RN.

 

Segundo José Nivaldo Hinckel, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Brasil tem condições concretPrograma-Espacial-Brasileiras para lançar um foguete próprio em no máximo 12 anos, e num prazo de 20 anos o país pode ter autonomia na área aeroespacial. Para isso, entretanto, é necessário cooperação técnica e um programa conjunto que deve ser tratado como política de Estado prioritária. “É fundamental fazer com que o Congresso e o Executivo percebam que o programa espacial deve ser tratado como política de Estado, e não como política de governo”, disse.

 

A falta de recursos destinados ao programa e de continuidade das ações também foram apontadas como entraves ao desenvolvimento aeroespacial brasileiro. O debate prosseguiu e foi endossado na fala do coordenador da mesa, José Carlos Argolo, da Sygma Tecnologia. “O Brasil arrisca sua soberania por não dispor de tecnologia espacial adequada. A pesquisa espacial no país ainda está relegada a uma política de segunda grandeza, feita nos gabinetes burocráticos e com base em ritos e normas limitantes. É necessário mais abertura, sobretudo com a comunidade científica”, alertou.

 

Segundo os participantes da mesa, a motivação principal para o programa espacial brasileiro é o seu caráter estratégico, representado pela exploração dos recursos espaciais em comunicações, e observação da terra para fins de segurança, defesa e governança. É um programa que demanda desenvolvimento tecnológico, por isso, a qualificação de recursos humanos também foi uma das tônicas da discussão.

 

“Um dos focos desse programa deve ser a gestão de pessoas, por isso precisamos estimular mais a qualificação de nossos jovens engenheiros. É muito importante que esse tipo de debate esteja presente em espaços como a SBPC, que é um evento eminentemente jovem”, destacou João Luiz Filgueiras de Azevedo, do Centro Técnico Aeroespacial (CTA).

 

No Maranhão, os primeiros esforços nesse sentido já foram capitaneados pela FAPEMA. A Fundação firmou recente convênio com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), e em interface com as Instituições de Ensino Superior locais vai ofertar um curso de especialização na área aeroespacial. O curso terá como objetivo a atração de profissionais do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e ainda, daqueles que tiverem interesse direto pela área.

 

Бронетранспортер резко накренился, и "Антивирусную программу скачать"водитель, пытаясь спастись, "Игры битва винкс"резко нажал на газ.

Но "Золотой теленок фильм скачать"я не говорил, что исполню "Игры для мальчиков фуры"это, разъяснил Римо.

Мустанг еще совсем не "Скачать академия вампиров книга 2"объезжен это ясно каждому.

Как "Вернись вернись моя любовь света скачать"не похоже было это лицо на "Скачать ключ driver updat"лицо склонившегося над ним "Batman begins игра"двоюродного брата, тоже красивое, но "Агент на сотку на nokia скачать"отмеченное печатью низменных страстей!

Они вдвоем "Nfs скачать для андроида"обыскали лабораторию, но пленки не нашли.

Он не сделал бы этого без серьезных оснований.

  Categorias: