Programa Nacional de Plataformas do Conhecimento é discutido com o ministro Campolina durante 66ª SBPC

Programa Nacional de Plataformas do Conhecimento é discutido com o ministro Campolina durante 66ª SBPC
julho 24 19:58 2014

IMG 0509O ministro da Ciência e Tecnologia, Clelio Campolina, assegurou nesta quarta-feira (23) à comunidade cientifica que participa da 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, que o projeto Plataformas do Conhecimento não trará prejuízos aos programas atuais.

“O novo programa visa dotar o país de instrumentos adicionais de políticas publicas para enfrentar desafios históricos. Ele não visa substituir as políticas já existentes”, disse o ministro durante palestra no Teatro Universitário da UFAC.

Ele destacou que o objetivo central é promover a articulação do conhecimento científico gerado nas universidades e instituições de pesquisa com as empresas e as ações governamentais.

“As plataformas visam elevar o programa cientifico e tecnológico em prol de um desenvolvimento com justiça social, crescimento econômico e redução das desigualdades regionais”, destacou Campolina.

Estão previstos no programa medidas de atração de profissionais altamente qualificados do exterior, sejam brasileiros ou estrangeiros, para atuarem em subprogramas; dotar um conjunto de instituições já existente ou a serem construídas de infraestrutura de pesquisa de classe mundial.

O escopo de atuação prevê ainda a viabilização e apoio a trabalho em rede, com ancoragem institucional nas várias plataformas a serem criadas; dotar as plataformas de regime especial de compra e contratação de pessoas; e envolver e facilitar o acesso à pesquisa de ponta para uma geração de novos talentos.IMG 0508

As áreas a serem alcançadas por essas ações são agricultura, saúde, energia, aeronáutica, manufatura avançada, tecnologia da informação e Amazônia.

Em sua palestra o ministro falou ainda do resgate do pensamento econômico sobre o papel da educação, da Ciência e tecnologia no desenvolvimento; do contexto atual no Brasil e no mundo no que tange a ciência e tecnologia e finalizou falando sobre a política nacional de ciência e tecnologia e o programa nacional Plataforma do Conhecimento.

SBPC

A 66ª Reunião Anual para o Progresso da Ciência está acontece até domingo, 27, na Universidade Federal do Acre –UFAC. A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA participa do evento com um stand montado na Expot&C maior exposição tecnológica do hemisfério sul que apresenta o que há de ponta na área de Ciência, tecnologia e inovação.

  Categorias: