Programação científica movimenta municípios do interior do estado

Programação científica movimenta municípios do interior do estado
outubro 23 17:36 2013

DSCF1592As atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) estão acontecendo em São Luís e em outras dezoito cidades em todo o Maranhão. De acordo com o Ministério da Ciência e Tecnologia -MCTI mais de mil atividades foram catalogadas com a participação de vinte e cinco instituições. No município de Caxias, distante 360 km da capital maranhense, pelo menos treze ações estão marcando a Semana. Na praça do Pantheon, os visitantes podem acompanhar a mostra de paleontologia, oficinas de física e fisioterapia e até a criação de um site que vai divulgar pesquisas feitas em laboratório.

Também será realizada uma oficina de materiais metálicos, que faz parte das atividades do programa “Ciências dos materiais na Educação Básica: construindo um Futuro Sustentável”, que visa divulgar a Engenharia de Materiais junto aos estudantes e professores da educação básica, criando mecanismos junto à comunidade para promover ações de conscientização ambiental.

Ainda como parte da programação da SNCT no município, no assentamento Santa Rosa, na zona Rural de Caxias, será realizada uma série de atividades com acadêmicos de fisioterapia, medicina e enfermagem. A intenção é atender em domicílio à comunidade e estima-se que ao menos 150 famílias sejam beneficiadas. DSCF2152

Isso será possível graças ao trabalho intitulado “A Ciência Botânica pede carona: promovendo o conhecimento sobre ciência, saúde e esporte” que tem como objetivo realizar atividades de caráter de divulgação do conhecimento nessas áreas, com o intuito de popularizar a ciência botânica. “A ciência e a tecnologia são ferramentas indispensáveis nas tarefas cotidianas e no âmbito da Semana de Ciência e Tecnologia de 2013, a popularização da ciência é um instrumento de inclusão social da população, onde esta deve atingir todas as camadas e faixas etárias da sociedade. Assim, esse projeto vem a contribuir para a integração entre comunidade científica e a população”, justificou o doutor Gonçalo Mendes da Conceição, que coordena o projeto.

Este e outros 73 projetos recebem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA, através do edital SNCT/IV Mostra Científica 09/2013.

Outros municípios – Em Santa Inês quarenta e cinco atividades estão sendo desenvolvidas como as hortas ecológicas, produção de gás hidrogênio através de reações químicas e a geração de vapor, como método de produção de energia elétrica.

Em Açailândia, são vinte os projetos que estão sendo realizados e que incluem workshops, palestras e atividades como aulas de aerodança, avaliação física e nutricional, além de beneficiamento de frutas e hortaliças. Nessas cidades a SNCT acontece até o próximo sábado e a programação pode ser consultada no endereço eletrônico: http://semanact.mct.gov.br.

  Categorias: