Programação da Mostra LABCOM na SNCT 2014 conta com projetos inovadores em comunicação

Programação da Mostra LABCOM na SNCT 2014 conta com projetos inovadores em comunicação
outubro 13 12:48 2014

imageO LABCOM – Laboratório de Convergência de Mídias vai promover nos dias 14 e 15 de outubro, de 9h às 17h, a Mostra LABCOM na SNCT 2014. O laboratório, ligado ao Departamento de Comunicação Social da UFMA, desenvolve projetos de comunicação e inovação tecnológica. 

As atividades serão oferecidas na Área de Eventos do Grand São Luís Hotel – Av. Dom Pedro II, Centro, São Luís.

No evento, o Projeto Semente Digital estará em destaque junto a outros experimentos desenvolvidos ao longo do ano por uma equipe multidisciplinar.

O Semente Digital é uma iniciativa de educação patrimonial que reúne, através de diversos experimentos tecnológicos, histórias curiosas e interessantes sobre casarões do centro histórico. Com produção de materiais em imagem e vídeo sobre a cidade, o projeto cria experiências de interação com soluções comorealidade aumentada* e Photosynth.

O projeto já está em seu terceiro ano e tem o objetivo de chamar atenção dos jovens para a importância da preservação do patrimônio histórico da cidade. Na Mostra as grandes novidades do projeto serão o protótipo de um livro educacional com realidade aumentada, o aplicativo de celular com o conteúdo do projeto e o site.

*A realidade aumentada funciona com a leitura de imagem feita por um aplicativo, em que o usuário vê na tela do dispositivo conteúdo adicional. Por exemplo, você filma a foto de uma pessoa, e na tela aparece ela se movendo e falando.

MAIS SOBRE OUTROS PROJETOS EM EXPOSIÇÃO

MOBILE – É uma das principais tendências atuais a partir do acelerado crescimento da utilização de dispositivos portáteis conectados à internet. Objetivo: Desenvolvimento de aplicativos para celular com finalidade educacional e informativa.

GAMES – Tem aplicabilidade cada vez mais ampla em diversas áreas inclusive educação, negócios e jornalismo ( news games). Objetivo: Experimentação de engines de produção de games como Unity para gerar ambientes 3D de utilização diversa.

REALIDADE AUMENTADA – Tecnologia que acrescenta conteúdo multimídia a partir do reconhecimento de padrões de imagens pré-determinados. Tem utilização em várias áreas incluindo publicidade, turismo, educação e treinamento industrial. Objetivo: Explorar o potencial da tecnologia em diversos experimentos incluindo os projetos BABEL e SEMENTE DIGITAL do LABCOM.

SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL – Metodologia de pesquisa que tem aplicabilidade na área de Ciências Sociais através, por exemplo, da Modelagem Baseada em Agentes (ABM). Objetivo: Utilizar esse método para simular modelos de processos de difusão como o estudo de virais nas redes sociais e da epidemia do crack no Brasil.

GEOWEB E VISUALIZAÇÃO DE DADOS – Integração de métodos e técnicas que a partir de bases de dados conseguem gerar representações visuais e geo-localizadas no ambiente de internet. Tem aplicabilidade diversa em várias áreas. Objetivo : Explorar o potencial da visualização de dados integrando novas formas de narrativas jornalísticas.

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA – O desenvolve inovação a partir da ideia de estabelecer novas conexões e remixar tecnologias já existentes dando a elas novas utilizações e funcionalidades. Nesse caminho o LABCOM tem os projetos T-Autor e Babel. O primeiro para criação de aplicações interativas em TV digital focado em profissionais de comunicação não programadores. Numa parceria com a ABTU- Associação Brasileira de TVs Universitárias já está em fase experimental em ambiente real de produção em emissoras de São Paulo. O segundo para apoio a turistas e fomento ao turismo, através de ferramenta de tradução baseada em realidade aumentada.

  Categorias: