Projeto apoiado pela FAPEMA tem a maior coleção de plantas briófitas do Estado do Maranhão

Projeto apoiado pela FAPEMA tem a maior coleção de plantas briófitas do Estado do Maranhão
setembro 29 16:03 2014

briófitasO estudo das plantas do grupo das briófitas, pequenas e adaptadas ao ambiente úmido e quente, o segundo maior grupo de vegetais no planeta, foi pouco explorado no Maranhão até hoje.

Mas o quadro acima tem mudado, graças ao empenho do Laboratório de Biologia Vegetal – LABIVE, da Universidade Estadual do Maranhão, do Centro de Estudos Superiores de Caxias – CESC/UEMA.

O LABIVE é apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do maranhão – FAPEMA, através do edital Apoio às Coleções Biológicas e Arqueológicas – CBIOMA, e está sob coordenação do Prof. Dr. Gonçalo Mendes da Conceição.

O trabalho desenvolvido pelo laboratório já constitui a maior coleção desse grupo vegetal em todo o estado, a Coleção de Briófitas para o Estado do Maranhão e Meio Norte do Brasil (Piauí/Maranhão).

Até o momento a Coleção Biológica conta com 1.134 espécimes de Briófitas, distribuídas em 22 famílias, 43 gêneros e mais de 80 espécies.

“Os números desta Coleção são bastante expressivos e de suma importância para a efetivação e consolidação do conhecimento da fitodiversidade do Estado do Maranhão, além do incentivo a projetos de iniciação científica e treinamento para formação de recursos humanos em Biologia”, explica o coordenador, Gonçalo da Conceição.briófitas2

As atividades desenvolvidas pelo LABIVE incluem a coleta de espécimes de briófitas, análise do material, herborização (prenssagem, secagem, identificação e montagem), classificação quanto a substrato (o meio em que vive a espécie), seleção e envio de duplicatas a biólogos de outros laboratórios para confirmação e/ou identificação das amostras.

“Além destas atividades estão sendo confeccionadas caixas e envelopes padronizados para a guarda dos espécimes. As atividades relacionadas que potencializam a formação da Coleção Briológica, fazem parte do Projeto ‘Coleção Botânica do Laboratório de Biologia Vegetal, Estruturação Organização e Implementação do Acervo da Fitodiversidade do Cerrado Maranhense – FITOCEMA’”, reforça o coordenador do projeto.

Estão integrados ao laboratório os bolsistas Maycon Adams da Silva Bonfim, Ingrid Caroline Abreu Soares, Dailma Lima Medeiros, Jadson Cardoso Lima, Werton Francisco Nobre Silva, Daniele Souza dos Santos e Maria da Conceição dos Santos Abreu.

  Categorias: