Projeto sobre a diversidade botânica do cerrado maranhense é apoiado pelo edital CBIOMA

Projeto sobre a diversidade botânica do cerrado maranhense é apoiado pelo edital CBIOMA
setembro 01 18:08 2014

gonçaloUm dos trabalhos apoiados pela FAPEMA através do Edital de Apoio às Coleções Biológicas e Arqueológicas – CBIOMA teve sua primeira etapa finalizada recentemente.

Trata-se do projeto “Coleção Botânica do Laboratório de Biologia Vegetal, estruturação organização e implementação do acervo da fitodiversidade do Cerrado Maranhense – FITOCEMA”, coordenado pelo Prof. Dr. Gonçalo Mendes da Conceição, da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, campus de Caxias.

Uma das atividades destacadas dentro do projeto, segundo o coordenador, é a Coleção Botânica do Laboratório de Biologia Vegetal – LABIVE.gonçalo1

“Fizemos a distribuição geográfica das espécies coletadas, e fotografadas. A coleção é de grande representatividade para o Maranhão, e para outros países. Também foram atualizados os nomes científicos” explicou Gonçalo.

Ao total foram catalogadas 628 espécies. De Caxias foram coletadas 229 espécies de vegetais, além de mais 4 oriundas de países como Argentina, Paraguai e Estados Unidos.

O professor Gonçalo reforça ainda a importância do documento final, com o relato do trabalho, como peça fundamental para o conhecimento da diversidade ecológica do Maranhão.

“Esse trabalho só foi possível graças ao apoio da FAPEMA, que em muito tem contribuído para o conhecimento dos recursos biológicos do estado”, disse o coordenador.

  Categorias: