Projeto apoiado pelo Governo do Estado leva robótica a comunidades quilombolas do Maranhão

O ‘Robótica Sem Fronteiras’ trabalha habilidades importantes para o processo de construção do conhecimento

Projeto apoiado pelo Governo do Estado leva robótica a comunidades quilombolas do Maranhão
abril 10 10:28 2023

Crianças e jovens da comunidade quilombola Santa Joana, município de Itapecuru-Mirim, puderam conhecer proposta de robótica que inova e instiga o aprendizado na área. O projeto ‘Robótica Sem Fronteiras’, foi desenvolvido pelo professor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Plácido Segundo e tem como objetivo garantir inclusão e cidadania digital para alunos de comunidades quilombolas. O projeto contou com apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).

Para apresentar a novidade, foi realizada uma aula inaugural. Este foi o primeiro contato da comunidade com a robótica. Posteriormente, serão promovidas várias oficinas, voltadas a estudantes do 9° ano do ensino fundamental. Plácido Segundo revela que a intenção é levar a robótica a lugares onde este aprendizado ainda não chegou e disseminar a cultura maker em todo o Maranhão.

O presidente da FAPEMA, Nordman Wall, destaca a importância da iniciativa. “Essa é uma ação pioneira, que alcança as comunidades do interior maranhense, levando educação, cidadania e fortalecendo a atuação dos nossos jovens estudantes. São iniciativas alinhadas com os objetivos do Governo do Maranhão, do governador Carlos Brandão, em promover mais ciência em todos as regiões do Estado. O professor Plácido Segundo participou do Professor Cidadão do Mundo, edital inédito da FAPEMA, e agora, dissemina esse conhecimento nas comunidades quilombolas. Um importante projeto que alia educação e formação tecnológica”, pontua Wall.

Para o estudante José Wilson Mateus participar da oficina é uma oportunidade única. “Fiquei muito animado, gostei muito. É um aprendizado que vai significar muito para minha vida. Em nossa comunidade, estamos buscando aprender mais e essa formação, sem dúvidas, vem ajudar. Eu já gosto de criar coisas. Na minha casa, eu e meu irmão construímos carrinhos de madeira e de outros materiais. Eu nunca pensei em ter essa possibilidade de estar aqui, aprender e fazer”, destacou o aluno.

A professora da comunidade quilombola e mãe de aluno, Maria de Fátima, parabenizou o projeto que, em sua avaliação, vai contribuir decisivamente, para ampliar os horizontes dos jovens alunos. “Com este projeto, acredito que torna possível avançar na aplicação da tecnologia, estimular o pensamento dos alunos e projetar inúmeras aplicações didáticas. Acho que é muito válido este aprendizado para todos nós e, principalmente, os estudantes. Fico muito orgulhosa de saber que nossos filhos podem participar desta proposta”, destacou.

A aluna Josielma da Conceição espera que o aprendizado auxilia na sua educação formal. “Gostei muito e achei muito importante. Acredito que vai ajudar na minha formação na escola e por isso, fico muito feliz em participar e quero aprender cada vez mais”, disse.

O ‘Robótica Sem Fronteiras’ trabalha habilidades e competências importantes para o desenvolvimento cognitivo e com fins a buscar soluções utilizando a robótica. Trabalha ainda, a lógica de programação, impressão 3D e outras habilidades. “A robótica tem sido muito utilizada para melhorar o ensino de ciência, tecnologia e matemática, mostrando ser ferramenta útil para promover mais inclusão social e estimular o protagonismo jovem. O projeto impulsiona, ainda mais, esse viés socioeducacional”, reitera Plácido Segundo. A proposta já esteve em seis comunidades dos municípios de Santa Rita e Alcântara, levando as oficinas de robótica.

O projeto ‘Robótica Sem Fronteiras’ está em andamento, e, até o momento, já foi elaborada do plano de ensino e de material didático, treinamento com os alunos e atividades de extensão dentro das comunidades de quilombo Nossa Senhora da Conceição, Santa Rosa dos Pretos e Campo Grande. Nestes locais foram realizadas oficinas de robótica, aulas práticas de modelagem/impressão 3D e atividades recreativas, envolvendo robótica com estudantes do ensino fundamental.

Texto: Sandra Viana