Projeto de acervo documental do Maranhão desperta interesse de visitantes da SNCT

Projeto de acervo documental do Maranhão desperta interesse de visitantes da SNCT
outubro 29 18:30 2013

IMG 0749O Projeto de Disseminação da Informação do Acervo Governamental despertou o interesse dos visitantes da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). No estande do Centro de Documentação, Informação, Preservação e Restauração de Acervos (CDIPRA) os visitantes puderam ver um número variado de fotografias, matérias jornalísticas, reportagens de rádio, TV, discursos, cartas populares, entre outros itens que registram a história recente do governo.

“É importante esse trabalho porque ele preserva a história política do estado, interesse não só de estudantes, mas acredito que de todos os maranhenses”, disse a estudante de História, Silvana Oliveira. No centro estão reunidos ainda acervos museológicos, decretos, atos, relatórios, obras de referência, livros, periódicos, folders, folhetos, DVD e VHS.

Até pouco tempo não existia a documentação recente do governo organizada da forma que hoje está no CDIPRA, o que facilita a pesquisa e consulta de pessoas que se interessam pelo tema. “O acervo existente no CDIPRA é oriundo da Secretaria de Comunicação do Estado e demais órgãos do governo, do período de 2009 até a data atual”, conta a coordenadora do CDIPRA, Claudete Maria Gonçalves Brandão. Os documentos estão disponíveis também no site cdipra.casacivil.ma.gov.br.

“Os alunos que visitaram o nosso stand também receberam explicação sobre o que é acervo, arquivo, biblioteca, museu. O nosso acervo é o acervo da memória recente do estado”, completou Claudete. Atualmente o CDIPRA está com 95 mil documentos catalogados, 42 mil já estão disponíveis no sistema, com 92 mil imagens de documentos disponíveis.

O trabalho do CDIPRA pôde ser ampliado graças ao edital de Preservação de Acervos lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) que possibilitou a contratação de mais profissionais par trabalhar no projeto. O CDIPRA, que está localizado no Palácio Henrique de La Rocque, na Avenida Jerônimo de Albuquerque, S/N, Calhau; é vinculado à Secretaria de Ciência e Tecnologia – Sectec. O objetivo do centro é preservar a memória do governo a partir de ferramentas computacionais concebidas para estruturar a Rede de Acervos.

  Categorias: