Projeto De Boas oferece cursinhos populares e formação básica

Projeto De Boas oferece cursinhos populares e formação básica
abril 22 16:59 2019

Texto: Mariana Moura

Nesta segunda-feira (22), o Curso De Boas, Arte, Cultura e Educação Popular irá promover na grande São Luís a sua aula inaugural. Na sequencia será ministrada uma semana de formação básica com temas como direitos humanos, gênero, raça e etnia, história dos movimentos sociais e educação popular. As atividades ocorrem nos locais onde irão funcionar os núcleos do cursinho, nos bairros da Liberdade, Cidade Operária, Vila Embratel, Ribeira, Matinha e Ilhinha.

De acordo com o coordenador do projeto, Luiz Pedro, o projeto De Boas cursinhos populares, é uma iniciativa que busca inserir, de forma cidadã, o jovem das periferias de São Luís na conquista de uma vaga no Enem, “num momento em que se busca restringir o acesso à Universidade aos setores mais privilegiados economicamente. É a visão de que, de maneira colaborativa, um outro mundo é possível”, disse.

Para a consultora do projeto, Berenice Gomes, o De Boas inova com as suas atividades de Cursinhos pré-vestibular gratuito e oficinas culturais abertas às seis comunidades de São Luís. “Esta semana pedagógica é um dos componentes do nosso projeto político pedagógico e tem como objetivo oferecer uma educação integrada voltada para a realidade dos educandos e educandas”, explica.

Ao todo serão ofertadas 200 vagas nos seis bairros que irão ocorrer as aulas que serão ministradas por professores, estudantes universitários. Pelo menos oito disciplinas serão ministradas em cada um dos seis núcleos. Também irão ocorrer nos núcleos oficinas culturais que além de agregarem conhecimento aos jovens farão um diferencial nos temas no Enem, situando os alunos no contexto sócio-cultural em que estão inseridos.

O projeto é uma iniciativa da Cooperativa de Trabalho para o Desenvolvimento Sustentável-COODESU, com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura da Prefeitura de São Luís e do Grupo Mateus.

  Categorias: