Projeto maranhense apresentado na SBPC une robótica e inclusão digital para pessoas com deficiência

Por Sandra Viana 15 de julho de 2025

Com viés inovador e de forte impacto social, o projeto ‘GameVision: Robótica como ferramenta de inclusão’, foi apresentado na 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorre até 19, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Recife-PE. O projeto é desenvolvido por equipe do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-IEMA Tamancão e foi apresentado no estande da FAPEMA, nesta terça-feira (15). A proposta alia robótica, programação e acessibilidade para promover a inclusão digital e a autonomia de pessoas com limitações motoras.

O sistema GameVision utiliza sensores infravermelhos, acoplados a óculos comuns, para detectar os movimentos dos olhos e da cabeça. O projeto é desenvolvido com as plataformas Arduino e Pictoblox, e permite que usuários controlem jogos digitais por meio de movimentos. A ideia surgiu da observação das dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência motora em ambientes digitais, explica o professor Felipe Frazão, coordenador do projeto.

“Desenvolvemos jogos para pessoas que têm deficiência. Nossa proposta utiliza a robótica como ferramenta de inclusão, criando jogos para quem tem dificuldade de locomoção ou motora”, ressalta Frazão. Ele destacou ainda, que o sistema conta com óculos inteligentes e um controle com sensores acionados por aproximação.

O GameVision se diferencia pela acessibilidade. O circuito eletrônico, instalado na armação dos óculos, usa sensores infravermelhos para captar os movimentos oculares do usuário, que interage com jogos personalizados programados na plataforma Pictoblox. “Isso permite que pessoas com mobilidade reduzida possam usufruir de entretenimento digital sem barreiras”, exemplifica Frazão.

Wenderson Reis, estudante do segundo ano do ensino médio e integrante do grupo do projeto, ressaltou a importância de apresentar o trabalho na SBPC. “Desenvolvemos estes óculos inteligente para pessoas com deficiência física e estar neste evento nacional. é muito importante, pois é um evento de nível nacional. Podemos mostrar nosso projeto para pessoas de todo o país”, destacou. Também fazem parte da equipe o estudante Vitor Mendes.

Projetos como o GameVision são determinantes para garantir que a ciência alcance a todos, especialmente aqueles que enfrentam maiores desafios, democratizando o acesso ao conhecimento e à inovação, aponta o presidente da FAPEMA, Nordman Wall. “Parabenizamos o grupo por este projeto, que promove a inclusão digital por meio de tecnologias assistivas, estimula a autonomia, autoestima e a cognição das pessoas com deficiência. Uma proposta educacional, social e inclusiva. Iniciativas com esse alcance são de interesse nacional e ver o Maranhão se destacando em um grande evento como a SBPC, nos orgulha e mostra como a ciência e a pesquisa transformam vidas”, afirmou.

O projeto está em fase de aprimoramento, porém, testes já realizados indicam que o sistema é funcional, acessível e eficiente. Além de proporcionar lazer, o projeto tem impacto positivo na motivação, coordenação motora e bem-estar emocional dos usuários, contribuindo para seu desenvolvimento em ambientes educacionais e de reabilitação. “O projeto foi bem recebido em ambientes educacionais e de reabilitação, e possui potencial para ser expandido como uma ferramenta de inclusão em centros de apoio, escolas e hospitais”, conclui Frazão.