Projeto Memória Guarnicê inicia catalogação de filmes do festival

Alunas bolsistas realizam limpeza em VHS
Por Ivanildo Santos 17 de junho de 2013

Alunas bolsistas realizam limpeza em VHS

Foram iniciadas as atividades do Projeto Memória Guarnicê, que recebe financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA, através do Edital de Acervos Documentais – ADOC, e visa recuperar e digitalizar a memória audiovisual do Maranhão por meio do Festival Guarnicê de Cinema e vídeo. O projeto é da iniciativa da TV Universidade Federal do Maranhão – UFMA com parceria do Departamento de Assuntos Culturais (DAC).

As atividades são de catalogação e recuperação dos catálogos do Festival ao longo de suas três décadas. Estão envolvidas neste início quatro estagiárias sob a orientação do coordenador de produção, Alexandre Bruno Gouveia, e pelo supervisor técnico, Guterres Filho, responsável também pela capacitação da equipe. O projeto tem a coordenação geral do diretor da TV UFMA, professor Drº Silvano Bezerra da Silva. Nessa fase, a equipe se dedica a catalogação, limpeza e armazenamento adequado do material. Serão catalogados 15 lotes em VHS, cada lote contendo 100 filmes cada. Ao todo serão catalogados, apenas nos primeiros meses desta etapa, 1.500 filmes.

O supervisor, Guterres Filho, destaca a importância da capacitação da equipe nesta etapa “inicialmente nos preocupamos em oferecer todo suporte técnico para a equipe que inclui também conhecimento teórico sobre a produção, vez que conhecer as técnicas garante que a memória seja revitalizada da melhor forma possível”, explica o supervisor. Depois da catalogação, os filmes serão assistidos e passarão por uma curadoria para então seguirem para a etapa de digitalização. 1500 filmes estão sendo catalogados na primeira fase do projeto Memoria Guarnicê financiado pela FAPEMA

O projeto Memória Guarnicê compreende a execução de suas atividades em quatro etapas: a primeira já executada recuperou todos os catálogos do Festival. A segunda etapa, que está em andamento, visa catalogar todos os filmes em VHS. A terceira e quarta etapa compreendem a criação de uma cinemateca que visa motivar a pesquisa e a produção de filmes, e a disponibilização do acervo na grade de programação da TV UFMA por meio do programa Sessão Guarnicê.

Ainda segundo o supervisor, o resultado final do projeto difundirá a importância da memória “o projeto tem uma relação estratégica para o passado e o futuro da produção audiovisual no Maranhão. Ao preservar a memória estimulamos novos produtores e realizadores locais”, explica.

Sobre o Projeto

O MemóriaGuarnicê é financiado pela FAPEMA sob a elaboração e coordenação da TV UFMA com a parceria do Departamento de Assuntos Culturais da UFMA (DAC). O projeto propõe recuperar e permitir o acesso às obras cinematográficas exibidas durante o Festival Guarnicê, que já existe há mais de três décadas no Maranhão.