Projeto Memória Guarnicê inicia catalogação de filmes do festival

Projeto Memória Guarnicê inicia catalogação de filmes do festival
junho 17 14:48 2013

Alunas bolsistas realizam limpeza em VHS

Foram iniciadas as atividades do Projeto Memória Guarnicê, que recebe financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA, através do Edital de Acervos Documentais – ADOC, e visa recuperar e digitalizar a memória audiovisual do Maranhão por meio do Festival Guarnicê de Cinema e vídeo. O projeto é da iniciativa da TV Universidade Federal do Maranhão – UFMA com parceria do Departamento de Assuntos Culturais (DAC).

As atividades são de catalogação e recuperação dos catálogos do Festival ao longo de suas três décadas. Estão envolvidas neste início quatro estagiárias sob a orientação do coordenador de produção, Alexandre Bruno Gouveia, e pelo supervisor técnico, Guterres Filho, responsável também pela capacitação da equipe. O projeto tem a coordenação geral do diretor da TV UFMA, professor Drº Silvano Bezerra da Silva. Nessa fase, a equipe se dedica a catalogação, limpeza e armazenamento adequado do material. Serão catalogados 15 lotes em VHS, cada lote contendo 100 filmes cada. Ao todo serão catalogados, apenas nos primeiros meses desta etapa, 1.500 filmes.

O supervisor, Guterres Filho, destaca a importância da capacitação da equipe nesta etapa “inicialmente nos preocupamos em oferecer todo suporte técnico para a equipe que inclui também conhecimento teórico sobre a produção, vez que conhecer as técnicas garante que a memória seja revitalizada da melhor forma possível”, explica o supervisor. Depois da catalogação, os filmes serão assistidos e passarão por uma curadoria para então seguirem para a etapa de digitalização. 1500 filmes estão sendo catalogados na primeira fase do projeto Memoria Guarnicê financiado pela FAPEMA

O projeto Memória Guarnicê compreende a execução de suas atividades em quatro etapas: a primeira já executada recuperou todos os catálogos do Festival. A segunda etapa, que está em andamento, visa catalogar todos os filmes em VHS. A terceira e quarta etapa compreendem a criação de uma cinemateca que visa motivar a pesquisa e a produção de filmes, e a disponibilização do acervo na grade de programação da TV UFMA por meio do programa Sessão Guarnicê.

Ainda segundo o supervisor, o resultado final do projeto difundirá a importância da memória “o projeto tem uma relação estratégica para o passado e o futuro da produção audiovisual no Maranhão. Ao preservar a memória estimulamos novos produtores e realizadores locais”, explica.

Sobre o Projeto

O MemóriaGuarnicê é financiado pela FAPEMA sob a elaboração e coordenação da TV UFMA com a parceria do Departamento de Assuntos Culturais da UFMA (DAC). O projeto propõe recuperar e permitir o acesso às obras cinematográficas exibidas durante o Festival Guarnicê, que já existe há mais de três décadas no Maranhão.

  Categorias: