Projetos apoiados pela Fapema serão expostos na Expoimp

Projetos apoiados pela Fapema serão expostos na Expoimp
junho 19 20:35 2009
Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp) contará com stand de secretarias e órgãos do Governo do Estadopimentam

Projetos e pesquisas científicos apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) serão apresentados durante a realização da 41ª Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp), maior feira agropecuária da Região Tocantina, que acontece entre os dias 4 e 12 de julho, com o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Imperatriz.

Uma das pesquisas em exposição na feira será o Projeto Registro Eletrocardiograma em Cavalos Existentes em Imperatriz, que pretende dar suporte sanitário para produtores locais ao fazer exame eletrocardiograma que detecta o índice de condições corpórea dos animais. O estudo é coordenado pelo representante da Fapema em Imperatriz, Prof. Dr. Manoel Dantas, com a participação da bolsista da fundação, Amanda Beckman de Sousa.

Estudo do Quadro Parasitológico, Hematológico, Ferro Sérico e Metabolismo Sanguíneo DHL dos Cavalos Existentes em Imperatriz é o outro projeto que será apresentado ao público durante a Expoimp. Segundo Manoel Dantas, a pesquisa é feita com asinos e cavalos pertencentes a carroceiros imperatrizenses, por meio da coleta de fezes e sangue para exame das condições corpóreas dos animais. O projeto é desenvolvido pelo bolsista de Iniciação Científica, Fernando Loiola, sob a coordenação do professor Dantas.

Ensino Médio

Uma novidade do estande da Fapema será a participação dos secundaristas Lucas Rewel, Yasmin Gonçalves dos Santos e Maryana Sousa Tomás, do Colégio Dom Bosco de Imperatriz, que extraíram do repolho roxo uma tinta especial para ser utilizada em canetas. A idéia do projeto nasceu quando, em uma aula de biologia, os estudantes descobriram que a tinta comum das esferográficas demora, em média, 150 anos para se decompor.

A Expoimp costuma reunir agropecuaristas de mais de 25 municípios maranhenses. É promovido pelo Sindicato Rural de Imperatriz, no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva. Os organizadores esperam a presença de mais de 50 mil pessoas e a realização de negócios da ordem de R$ 15 milhões. A programação inclui desde leilões de animais e rodeios universitários a shows de duplas sertanejas e grupos de forró.

Na abertura da feira, a expectativa é pela tradicional cavalgada, ocasião onde fazendeiros e criadores desfilam pelas ruas de Imperatriz montados a cavalos. A tradição começou em 1990, com apenas 25 animais, atualmente, o recorde de participação é de 5 mil.

Fonte: Núcleo de Difusão Científica da Fapema – Léa Brito

  Categorias: