Propostas da 1ª chamada do Edital Eventos Científicos na modalidade Realização de Eventos são avaliadas pela Fapema

Propostas da 1ª chamada do Edital Eventos Científicos na modalidade Realização de Eventos são avaliadas pela Fapema
março 02 11:28 2018

Nesta sexta-feira (02), consultores ad hoc de diferentes áreas e instituições de ensino do Maranhão estão reunidos para avaliar as propostas inscritas no edital nº 01/2018 – Eventos Científicos (1ª chamada) na modalidade Realização de Eventos. O Comitê de Julgamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), para esta avaliação, é formado por 12 consultores que durante todo o dia irão julgar 69 propostas inscritas na modalidade citada. A previsão é que o resultado final com os nomes das submissões aprovadas seja divulgado na próxima semana no site da Fapema – www.fapema.br.

Os recursos destinados a este edital são de R$ 2,3 milhões, oriundos do tesouro do Estado. O valor alocado atenderá às duas modalidades de apoio: Realização de Eventos Científicos e Participação em Eventos Científicos distribuídos em quatro chamadas, cada. No entanto, atendida a demanda de uma modalidade/chamada e havendo recursos disponíveis, estes serão redistribuídos conforme necessidade, segundo explicou a diretora de Planejamento da Fapema, Aline Nunes Andrade que abriu os trabalhos do comitê.

Durante a abertura ela lembrou que o edital Eventos Científicos é resultado da fusão dos editais APEC e AREC, medida tomada pela diretoria da Fapema diante da necessidade de dar uma nomenclatura de melhor entendimento para os interessas em participar e realizar eventos científicos e também visando a otimização dos recursos.

Aline Andrade classificou como um avanço a fusão dos editais. “Os nomes APEC e AREC foram substituídos por Eventos Científicos. A nova nomenclatura fica mais clara para quem quer submeter uma proposta tanto para realização como para participação em eventos. A outra questão é a otimização dos recursos. Como as duas modalidades estão juntas, o que sobrar de uma modalidade, podemos facilmente alocar para a outra que está precisado”, enfatizou a diretora de Planejamento da Fapema.

Para a modalidade que está sendo avaliada nesta sexta-feira, os recursos disponíveis para o financiamento das propostas são de R$ 410 mil. Serão elegíveis projetos para apoio à realização de eventos científicos, tecnológicos ou de inovação no Maranhão que visem contribuir   significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado, como congresso, seminário, jornada, encontro, colóquio, simpósio entre outros eventos similares. Os eventos podem ser de abrangência internacional nacional, estadual ou local.

As propostas submetidas  segunda modalidade do edital, Participação em Eventos Científicos, devem ser avaliadas na próxima semana, segundo informou Aline Nunes Andrade.

  Categorias: