Propostas para o edital Prociência encerram nesta sexta-feira, 30

setembro 27 17:57 2011

editaisTerminam na próxima sexta-feira, 30, as submissões eletrônicas e impressas de propostas para obtenção de apoio financeiro para realização de programas voltados à iniciação científica em escolas de ensino fundamental e médio do Maranhão, por meio do edital Programa Maranhão Faz Ciência – Prociência.

Os interessados devem submeter as propostas através da página da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA (www3.fapema.br). O valor global para financiamento das propostas aprovadas será de R$ 200 mil.

O Prociência visa estimular a participação de professores e estudantes de escolas públicas, no desenvolvimento de projetos de pesquisa científica e tecnológica, contribuindo para a formação de estudantes, a partir do sexto ano da educação básica e de educação de jovens e adultos, além de desenvolver habilidades relacionadas à educação científica.

Para concorrer ao edital o professor tem que ter, no mínimo, título de graduação, ter  uma carga horária mínima de 20 horas em escola pública do Maranhão, estar ministrando aulas, a partir do sexto ano, ou de jovens e adultos, no período de vigência do projeto, estar cadastrado no Sistema Patronage (www3.fapema.br/patronage), entre outras exigências.

Já para o estudante é exigido que que esteja regularmente matriculado a partir do sexto ano do ensino fundamental, ou estar cursando o ensino médio ou da educação profissional, em escola pública do Estado do Maranhão, ser selecionado e indicado pelo coordenador do projeto, no caso o professor, apresentar desempenho acadêmico satisfatório, sem reprovações; dedicar 8 horas semanais às atividades de pesquisa e não ter vínculo empregatício.

 

  Categorias: