Propostas para projetos sobre uso de nitrogênio na agricultura são aceitas até 22 de julho

Propostas para projetos sobre uso de nitrogênio na agricultura são aceitas até 22 de julho
julho 07 17:35 2015

0fundo newtonO edital Centros Virtuais em Nitrogênio Agrícola, lançado pelo CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) e parceiros britânicos de fomento à pesquisa, prazo para as inscrições é até 22 de julho de 2015, 16h (horário do Reino Unido). A chamada busca explorar maneiras de melhorar os atuais níveis de produção agrícola, reduzir o uso de insumos energéticos e os impactos ambientais. A chamada foi lançada com o BBSRC (Biotechnology and Biological Sciences Research Council) e o NERC (Natural Environment Research Council), por meio do Fundo Newton.

As propostas devem levar em conta o uso excessivo de fertilizantes nitrogenados sintéticos – fabricados por um processo que consome muita energia – em sistemas de agricultura intensiva. Pesquisadores individuais podem desenvolver várias propostas, mas todas devem abordar um trabalho bilateral entre pesquisadores no Reino Unido e parceiros acadêmicos no Brasil, na China ou na Índia. O financiamento será dividido igualmente entre os três países, em função da procura e da qualidade das candidaturas recebidas. Ao todo, 15 FAPs aderiram à chamada. Confira o Edital Completo, em inglês.

O Fundo Newton é uma iniciativa britânica que promove o desenvolvimento social e econômico de países emergentes parceiros, por meio de pesquisa, ciência e da tecnologia. Lançado no Brasil pelo Ministro das Finanças britânico George Osborne em abril de 2014, o Fundo Newton deverá investir £27 milhões até 2017. Já foram lançadas 7 chamadas em parceria com o CONFAP, as primeiras ainda em 2014. Naquele ano, o investimento das FAPs foi de cerca de R$ 16 milhões.

 

  Categorias: