Propostas submetidas ao edital de Igualdade de Gênero são julgadas nesta segunda-feira

Propostas submetidas ao edital de Igualdade de Gênero são julgadas nesta segunda-feira
agosto 15 14:33 2016

igualdade-de-generoA Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) realiza nesta segunda-feira (15) o julgamento do Edital de Igualdade de Gênero com 43 propostas submetidas.

O edital tem como objetivo apoiar pesquisas voltadas aos estudos sobre as relações de gênero com vistas à construção de alternativas que resultem na redução dos indicadores das desigualdades daí decorrentes, ao mesmo tempo, em que busca dar visibilidade ao tema como objeto de pesquisa estratégico para o Maranhão.

De acordo com a diretora-científica da Fapema, Silvane Magali, o Edital de Igualdade de Gênero surge da necessidade de evidenciar a participação dos sujeitos a partir dos seus lugares distintos na sociedade pelo sexo.

“Pra nós é um agravante na medida em que há uma desigualdade na sociedade entre os sujeitos pelas suas configurações de sexo e dos lugares a serem ocupados. Esse edital contribui para que a ciência pense essas relações e diferenciações. Que a desigualdade de gênero se torne cada vez mais objeto de estudo no sentido de dar a homens e mulheres lugares de oportunidade na produção do conhecimento. A Fapema se sente muito feliz de enfrentar esse desafio e trazer um objeto de estudo de tamanha significância e às vezes tão mal compreendido na sociedade”, diz Silvane Magali.

O edital possui diversos eixos temáticos, entre eles: Violência contra as mulheres; Mulheres, Relações de Gênero e Trabalho; Educação e Relações de Gênero; Mulheres e Políticas Públicas; Mulheres Negras; Mulheres Indígenas; Mulheres Ciganas; Mulheres trans (travestis e transexual), lésbicas, bissexuais e novas identidades de gênero; Homens e Mulheres com Deficiência; Relações de Gênero e Gerações (Velhice, Juventude, Criança e Adolescente); Saúde dos Homens e das Mulheres; Feminismos; Mulheres do Campo, das Florestas e das Águas.

Serão destinados, pelo Governo do Estado do Maranhão, R$ 350 mil para o apoio das pesquisas aprovadas no Edital de Igualdade de Gênero. Os projetos apoiados pelo edital terão o valor máximo de R$ 40 mil e prazo de execução de até 24 meses, contados a partir da data da assinatura do Termo de Outorga.

O julgamento do Edital de Igualdade de Gênero ocorre até o final do dia. A intenção é que a divulgação do resultado ocorra até quarta-feira, dia 17.

  Categorias: