Prorrogado prazo para inscrição em curso sobre divulgação da Ciência e da Tecnologia

Prorrogado prazo para inscrição em curso sobre divulgação da Ciência e da Tecnologia
março 01 12:56 2010

Foi prorrogado até a próxima quarta-feira (3) o prazo de inscrição no Curso de Especialização em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde, que, este ano, oferece 20 vagas para a segunda turma. Profissionais de diversas áreas envolvidos com divulgação científica podem se inscrever pagando taxa de R$ 50. O curso, com duração de um ano, é gratuito e as aulas são presenciais.

O curso é resultado da colaboração entre o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCT), Museu da Vida da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj). Tem ainda o apoio do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), da Rede de Popularização da Ciência e da Tecnologia da Acurso_divulgacao_ctmérica Latina e do Caribe (Red-Pop) e da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC).

“A área de divulgação da ciência carece de profissionais com a qualificação necessária. Prova disso é que metade da primeira turma era formada por mestres e doutores, mesmo o curso sendo uma pós-graduação. Estes profissionais já atuavam em divulgação de ciência, no entanto, sentiam falta de formação específica”, diz Douglas Falcão, da Coordenação de Educação em Ciências (CED) do Mast.

Além dele, outros quatro profissionais do Mast ministram aula na especialização: Carlos Alberto Coimbra, Maria Esther Alvarez Valente, Ronaldo de Almeida e Sibele Cazelli. “Para o Museu, o curso é uma ótima oportunidade para divulgar seus projetos de pesquisa, já que as disciplinas são estabelecidas a partir da área de atuação de cada um dos profissionais”, completa Douglas.

O processo seletivo para a turma 2010 compreende quatro etapas. A primeira e segunda consistem na submissão de um pré-projeto e uma carta de motivações. As seguintes são referentes à apresentação do currículo e entrevista pessoal. As aulas começam em março, de segunda a quinta-feira, das 9h às 13h, no campus da Fiocruz, na Avenida Brasil, 4365, Manguinhos (RJ).

Clique aqui para se inscrever e obter mais informações, ou faça contato pelo e-mail curso_dc@fiocruz.br ou pelo telefone (21) 3865-2234.

  Categorias: