Público prestigia encerramento de Simpósios de Tecnologias Digitais na Educação na UFMA

Público prestigia encerramento de Simpósios de Tecnologias Digitais na Educação na UFMA
julho 27 08:38 2019

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), André Santos, participou da mesa de encerramento do I Simpósio Internacional e IV Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação (SNTDE 2019), ao lado do organizador geral, professor João Batista Bottentuit Junior, da professora Cássia Furtado e das professoras portuguesas especialmente convidadas para os eventos, Adelina Moura, Sônia Cruz e Ana Amélia Carvalho.

André Santos parabenizou a equipe pela realização do evento e desejou que este se perpetue nos próximos anos. “É importante que possamos conhecer outras experiências tecnológicas, as dificuldades e os avanços em outras realidades. Partilhar experiências é fundamental para progredir com o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas para melhor prática do ensino em campo e em sala de aula”, disse.

Os simpósios aconteceram simultaneamente desde o dia 23 até hoje, 26 de julho, com sucesso de participação de público e programação com mesas-redondas, comunicações orais, minicursos e palestras. Os eventos ocorreram no Centro de Ciências Humanas (CCH) da UFMA e foram promovidos pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Tecnologias Digitais na Educação (GEP-TDE).

O encerramento foi marcado pela palestra “Publicações sobre Mobile Learning” da professora Adelina Moura, doutora em Tecnologia Educativa e professora da Escola Secundária Carlos Amarante, em Braga, Portugal. Moura apresentou várias experiências de exploração de tecnologias que podem ser desenvolvidas pelos alunos e utilizadas em telefones celulares para ampliar formas de aprendizado.  Além dela, as professoras portuguesas, Sônia Cruz, da Universidade Católica Portuguesa e Ana Amélia Carvalho, da Universidade de Coimbra, também proferiram palestras no evento.

A professora Cássia Furtado, do Departamento de Biblioteconomia da UFMA, que desenvolve pesquisas na área de plataformas digitais, biblioteca digital, leitura e livros digitais, design da informação, biblioteca escolar e literatura infantil, disse estar impressionada com a participação de professores de cidades do interior do estado. “Apesar de todas as dificuldades, professores de escolas públicas buscam ferramentas tecnológicas para estimular a aprendizagem do aluno e ajudá-lo na inserção no mundo digital”.

A junção dos Simpósios deu uma boa mostra de conteúdos e já foi anunciado o tema da próxima edição, que será livros digitais.

  Categorias: