Recorde de inscritos no Prêmio Fapema 2009

Recorde de inscritos no Prêmio Fapema 2009
outubro 13 12:48 2009

O número de inscritos no Prêmio Fapema 2009 bateu o recorde dos anos anteriores, com 243 projetos inscritos nas sete categorias. O prêmio será realizado em uma única etapa e os trabalhos vencedores receberão o troféu oficial do concurso, um diploma e um valor em dinheiro que varia de R$ 1.800 a R$ 5.800, de acordo com a categoria. A relação dos vencedores será divulgada em novembro.

Todos os trabalhos recebidos serão submetidos a uma Comissão Julgadora constituída pela Fapema, especialmente para este fim. A comissão será composta por cinco membros, sendo um representante da Fundação, e os demais serão escolhidos dentre profissionais das várias áreas da ciência, tecnologia, inovação e comunicação.arte_premio_fapema_2009

Participam do prêmio estudantes, pesquisadores e professores oriundos de instituições de ensino e pesquisa públicas ou privadas, com domicilio residencial e profissional no Estado do Maranhão.  A nova política de Ciência e Tecnologia do governo Roseana Sarney, visa maior divulgação da ciência gerada no Estado, na perspectiva de incentivar a inovação e o desenvolvimento do Maranhão.

“Serão premiados trabalhos inovadores e relevantes para o progresso da ciência, da tecnologia e do conhecimento em geral, visando fortalecer a qualidade acadêmica, escolar, universitária, empresarial e econômica, com impactos e resultados para a sociedade civil”, conta a diretora presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Rosane Nassar Meireles Guerra.

Cada candidato participa somente com um trabalho por modalidade. As categorias do prêmio são Pesquisador Júnior, Jovem Cientista, Talento Maranhense, Pesquisador Sênior, Jornalismo Cientifico, Inovação Tecnológica e Desenvolvimento Humano.

“O Prêmio Fapema é um incentivo para progredirmos na pesquisa cientifica”, diz a pedagoga, com mestrado em Educação, Karla Cristina Sousa, uma das inscritas na categoria Talento Maranhense, que teve um dos maiores índices de inscritos, 34 projetos no total. As outras categorias mais concorridas foram Jovem Cientista, com 41 trabalhos inscritos, e Pesquisador Sênior, com 11 projetos.

A grande procura pela participação no Prêmio, instituído com apoio do Governo do Estado e em parceria com instituições públicas e empresas privadas, demonstra os triunfos da evolução do trajeto percorrido desde a primeira edição da premiação. “O destaque para as aplicações destes projetos na qualidade de vida da população do Estado provoca uma maior proximidade entre a ciência e as necessidades sociais, reiterando a importância do Prêmio para o Maranhão”, destaca Rosane Guerra.

A finalidade do prêmio é reconhecer a capacidade técnico-científica de estudantes e profissionais maranhenses. “Sem ciência não há desenvolvimento e por isto o prêmio está, também, voltado para alunos do ensino médio e para pessoas que contribuem para a preservação dos saberes populares”, acrescenta a presidente da Fapema.

Em 2009, a premiação chega a sua quinta edição, com o tema “A Refinaria Premium e o Desenvolvimento do Maranhão”. “Esse tema é atual e oportuno por conta do grande desenvolvimento técnico-científico, econômico e social a ele atrelado. Assim, ao considerarmos que a premiação é, também, um momento de confraternização entre a comunidade científico–acadêmica e a sociedade é possível inferir que esse seja, também, o momento de unir em torno do tema toda a população do Estado”, conclui Rosane Guerra.

Он способен моментально "Растения красной книги нижегородской области"загипнотизировать кого угодно.

Стеклянный аквариум, "Мультфильм джеки чан смотреть бесплатно"в котором я держу "Скачать опера 4 для "тритонов.

Вокруг не "кредит на потребительские нужды"было ни щепки сухой древесины "Видео игры скуби ду"для костра.

По правде говоря, "Скачать песню диджей"каждый философ мечтает "Скачать песню восточная сказка"о том высшем мгновении, "Скачать песню на вечеринке стрелки"когда Истина откроется ему "Араш скачать альбом"в своей полноте.

Единственное, что еще осталось "Гарри поттер 1 книга скачать"это древняя столица.

Рендер поставил чашку и отодвинулся от стола.

  Categorias: