Recorde de público marca encerramento da SNCT no Maranhão

Recorde de público marca encerramento da SNCT no Maranhão
outubro 20 11:18 2014

DSC01342Encerrada neste sábado (18), a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Maranhão teve um balanço muito positivo. Somente em São Luís, cerca de 50 mil pessoas visitaram a Cidade da Ciência, montada no estacionamento do São Luís Shopping, quebrando todos os recordes dos anos anteriores do evento.

A promoção democrática de ciência e tecnologia e a divulgação do que vem sendo produzido no estado na área marcaram a Semana, que teve como tema “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”.

Durante os seis dias de evento, mais de mil atividades foram realizadas em todo o estado, entre apresentações de trabalhos de iniciação científica, palestras, minicursos, oficinas, apresentações culturais, entre outras atividades.

Uma das mais procuradas e que já é sucesso há algumas edições de evento foi o Planetário Móvel, que recebeu mais de 30 mil visitantes. A cada meia hora, a sala esférica montada em uma estrutura inflável de 3,2 metros de altura recebia um grupo de 40 pessoas dispostas a conhecer mais sobre astronomia.

A grande novidade da SCNT ficou por conta do Espaço Interativo, que apresentou uma cidade inteligente onde a população fazia uso de fontes de energias alternativas como, por exemplo, a energia eólica, energia das marés e biomassa. Nesta atividade, o principal aprendizado era a utilização das fontes de energias alternativas por meio de um jogo estimulante e educativo.

Durante a cerimônia de encerramento da SNCT,o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTEC), José Ferreira Costa, falou sobre os investimentos do Governo do Estado no setor, por meio da SECTEC e da FAPEMA, organizadoras do evento no Maranhão.

“A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão é ímpar no Nordeste e, a cada ano, vem crescendo, abrindo novos espaços e apresentando novos trabalhos”, disse.

DSC01333

Para a diretora-científica da FAPEMA, Claudia Coelho, que representou a presidente da Fundação, Rosane Guerra, a Semana é um dos momentos mais férteis para a discussão e difusão de ciência e tecnologia em todo o país.

“Esta é uma ótima oportunidade para inserirmos a cultura da ciência, tecnologia e inovação entre os jovens que, durante a Semana, podem ter contato com tudo isso de forma lúdica e divertida. Ficamos muito felizes por termos atingido nosso objetivo, afinal, recebemos a visita de 150 escolas”, revelou.

O reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado, representando todas as instituições de ensino superior que participaram da Semana, enfatizou a grandeza do evento e o crescente interesse das pessoas pela ciência. “O número de visitantes mostra que o Brasil está crescendo e o estímulo à produção científica é o carro-chefe para esse desenvolvimento”, afirmou.

O último dia de evento também foi abrilhantado pela participação da banda do 24º Batalhão de Caçadores, que levantou o público tocando de clássicos a músicaspopulares, e do Bumba Boi de Nina Rodrigues, que encheu a Praça Cultural de cores e ritmo.

DSC01369

PARCERIAS

Entre as instituições que participam do evento estão a UFMA, UEMA, Estácio, Ceuma, FACAM, Pitágoras, IFMA, CEST, Univima, Instituto Florence, Colégio Militar 2º de Julho, Colégio Militar Tiradentes, Sebrae, Senai, Icrim, Embrapa, Secretaria Municipal de Educação, Fundação Gaspar Dutra, secretarias de Estado, entre elas, a de Igualdade Racial, Cultura, Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros, entre outros parceiros.

  Categorias: