Recorde: Fapema lança dez editais de apoio à pesquisa em apenas três meses

Recorde: Fapema lança dez editais de apoio à pesquisa em apenas três meses
agosto 14 21:37 2009

“Nunca, em tão pouco tempo, foram lançados tantos editais de apoio à pesquisa no Maranhão”, comemorou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Uema, Walter Canales Sant’Ana, durante a apresentação dos dez novos editais lançados pela Fapema, na Uema. O número expressivo de editais de apoio à pesquisa maranhense, em apenas pouco mais de três meses de gestão, reafirma o compromisso da governadora Roseana Sarney com a ciência produzida no Estado.

Editais-UemaA apresentação dos editais a alunos, professores e pesquisadores foi feita pela diretora presidente da Fapema, Rosane Nassar Meireles Guerra, e aconteceu na tarde desta última quinta-feira (13), no auditório do Centro de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Estadual do Maranhão. Os editais encontram-se disponíveis no Portal da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), no endereço www3.fapema.br.

A pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Grete Pfluegger, também elogiou a iniciativa da Fundação. “Parabenizo a Fapema pelos editais para os pesquisadores e também pela equiparação das bolsas de pós-graduação, mestrado e doutorado, às da Capes”, declarou.

Tanto Sant’Ana como Pfluegger esperam que os pesquisadores locais correspondam à demanda dos editais. “De nada adianta o Governo do Estado abrir editais e o pesquisador não submeter seu projeto”, completou a pró-reitora de Extensão.

Para a presidente da Fapema, Rosane Guerra, o lançamento dos editais mostra o comprometimento do Governo e da própria fundação em querer melhorar os indicadores técnico-científicos do Estado. Ela fez questão de enumerar cada um dos editais e explicar as áreas a que se destinam, como o edital do Prêmio Fapema que contempla sete categorias: Pesquisador Júnior, Jovem Cientista, Talento Maranhense, Pesquisador Sênior, Jornalismo Científico, Inovação Tecnológica e Desenvolvimento Humano.

O lançamento de novos editais e a equiparação das bolsas de pós-graduação concedidas pela Fapema com as da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), anunciada pelo secretário de Ciência e Tecnologia, Waldir Maranhão, neste mês, fazem parte na nova política do governo Roseana Sarney de valorização do pesquisador maranhense.

Editais que já estão disponíveis

A Fapema já disponibilizou alguns editais no sistema de administração de bolsas e auxílios do pesquisador, o Patronage. Desde a última segunda-feira, já estão disponíveis no sistema os programas de Desenvolvimento Científico Regional – DCR, destinado a doutores, sendo que cinco das 14 bolsas que são oferecidas estão destinadas à profissionais com formação nas áreas de abrangência da Refinaria Premium; o de Apoio a Núcleos de Excelência – PRONEX, para os grupos de excelência, vinculados a instituições de ensino e/ou pesquisa sem fins lucrativos, sediadas no Estado do Maranhão e o Programa Primeiros Projetos – PPP, programa de infra-estrutura para jovens pesquisadores e nucleação de novos grupos, em quaisquer áreas do conhecimento.

Na sexta-feira (14), foi disponibilizado no Patronage o Edital Universal. Este é um dos programas lançados pela primeira vez no Maranhão. As propostas devem ser apresentadas por pesquisadores doutores ou mestres, vinculados às instituições de ensino superior e/ou pesquisa ou centro tecnológico, público ou privados, sem fins lucrativos, sediados no Estado. Os recursos reservados pela Fapema para este edital são da ordem de R$ 1,5 milhão. A data limite para submissão on-line das propostas é dia 21 de setembro e para postagem é dia 23.

Já na segunda-feira, 17, estarão disponíveis mais dois editais no Patronage, o Programa de Apoio a Publicação – APUB e o Programa de Apoio a Publicação de Artigos. Esses editais foram lançados com o intuito de incentivar a publicação científica e tecnológica, em especial de natureza inédita.

O primeiro é destinado ao apoio à publicação de revistas, livros, catálogos e editoração relevantes para o desenvolvimento científico­cultural da sociedade maranhense, a partir do financiamento à publicação e/ou editoração eletrônica de obras técnico­científicas.

O edital de Apoio à Artigos, por sua vez, tem por objetivo  difundir  conhecimentos,  técnicas  ou  tecnologias  que  sejam  relevantes para  o  desenvolvimento  econômico,  social  e  cultural  do  Estado, a partir do financiamento à publicação de artigos científicos e tecnológicos em periódicos indexados.

Outra novidade para a próxima segunda-feira (17), uma das mais aguardadas pelos pesquisadores maranhenses, é o formulário para inscrição no Prêmio Fapema que estará disponível no Patronage a partir desta data. Os pesquisadores devem ficar atentos ao prazo para submissão de propostas no sistema Patronage da Fapema. Todas as informações sobre esses e os outros editais lançados pela Fundação estão disponíveis no site www3.fapema.br, na seção Fomento – editais em andamento.

Clique aqui para assistir o vídeo.

  Categorias: