Inscrição para doutorado da Rede Bionorte termina dia 05 de janeiro

Inscrição para doutorado da Rede Bionorte termina dia 05 de janeiro
dezembro 25 03:00 2011

     

bionorteA Coordenação Geral do Programa de Pós-Graduação da Rede Bionorte, PPG-Bionorte, esta com edital aberto para seleção de candidatos para ingresso no primeiro semestre de 2012 no curso de Doutorado. Podem candidatar-se ao curso os portadores de diploma de mestre em áreas relevantes para a biodiversidade ou biotecnologia ou em áreas técnico/científicas afins. O período de inscrição vai até dia 05 janeiro. O edital já pode ser visto no site da página da Universidade Federal da Amazônia (http://portal.ufam.edu.br/) e no portal da Bionorte (http://www.bionorte.org.br/).

Em casos especiais, poderá ser aceito como aluno o candidato que não possua o título de mestre, porém que tenha produção técnico/científica que justifique a dispensa do mestrado. Destes, será exigida participação em congressos e reuniões científicas, demonstração de experiência de pesquisa técnico/científica, conseqüência de boa formação em nível de iniciação científica/tecnológicas, refletida em forma de autoria ou co-autoria de pelo menos um artigo científico/técnico em revista indexada ou capítulo de livro (publicado ou aceito para publicação) ou documento de concessão ou solicitação de propriedade industrial ou equivalente.

A inscrição deverá ser efetivada obrigatoriamente por meio do Sistema Acadêmico Eletrônico, através do site da Bionorte. A documentação impressa deverá ser encaminhada para a Secretaria da Coordenação Estadual do PPG-BIONORTE à qual o orientador está vinculado, até o último dia do prazo de inscrição. O horário de funcionamento das Secretarias Estaduais para recepção de inscrições e documentos será de 14h às 17h horas. No Maranhão o local de entrega da documentação é a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Secretaria do PPG-BIONORTE, Prédio CEB Velho, ao lado da Biblioteca Central, Av. dos Portugueses, S/N.

Rede Bionorte – Criada em 2008, a Rede Bionorte objetiva apoiar os nove estados da Amazônia Legal, fortalecendo a infraestrutura e formando recursos humanos para a melhoria da pesquisa na região. Um estudo da Rede Bionorte mostrou que existem 74 cursos de mestrados e de doutorados na Amazônia Legal. Compõe a Amazônia Legal os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão.

A rede é formada por um Conselho Científico, que reúne cientistas da região, e um Conselho Diretor que é composto por profissionais dos ministérios da Ciência e Tecnologia (MCT), da Indústria e Comércio (Mdic), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT), Capes, Conselho Nacional de Secretários Estaduais parra Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Ampara à Pesquisa (Confap), Fórum de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa (Foprop), instituições de ensino e pesquisa da Amazônia Legal e setor empresarial.

 

  Categorias: