Rede de Acervos do Maranhão começa a ser formada

Rede de Acervos do Maranhão começa a ser formada
agosto 21 15:33 2014

DSC 0267Os coordenadores de projetos desenvolvidos com apoio dos editais Acervos Documentais – ADOC e Coleções Biológicas e Arqueológicas – CBIOMA participaram nesta terça (19) e quarta-feira (20), respectivamente, de reuniões capitaneadas pela presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA, Rosane Guerra , para formação da Rede de Acervos do Maranhão.

Em ambas, foram discutidas ações a serem tomadas em rede e a eleição de dois coordenadores e dois vice-coordenadores, uma dupla para o ADOC e outra para o CBIOMA.

A Rede de Acervos do Maranhão tem como objetivos a reunião dos projetos desenvolvidos nos três editais de acervos já existentes na Fundação: ADOC, CBIOMA e Acervos Museológicos; além da formação de recursos humanos, permitir o acesso público às coleções através de site e catálogo, valorização histórica e contextualizada dos acervos do estado.

Também fazem parte dos objetivos da Rede a definição de planos de catalogação e produção de relatórios referentes ao progresso dos trabalhos.

“Caminhamos em duas vertentes, uma é a conservação dos acervos e outra é permitir o acesso do público a essas coleções, como, por exemplo, por meio de visitas virtuais. Um exemplo, de como isso se dá, é o Museu Histórico de Alcântara, cujo site com visita virtual, foi possível graças aos editais da FAPEMA”, ressaltou a presidente da Fundação, Rosane Nassar Guerra.

Para os trabalhos do ADOC foram eleitos como coordenador e vice, os pesquisadores Joseane Maria de Souza e Souza, da Casa de Cultura Josué Montelo, e Carlos Magno Belo Pereira, do Tribunal de Justiça do Maranhão.

Já para os trabalhos do edital CBIOMA, os eleitos foram Arkley Marques Bandeira, do Instituto Ecomuseu do Sítio do Físico, e Francisco Limeira de Oliveira, da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA.

Serão realizadas ainda duas reuniões, uma com os participantes do edital de Acervos Museológicos e outra com os presentes nas três primeiras reuniões para eleição do coordenador geral da Rede de Acervos do Maranhão.

  Categorias: