Rede de Acervos Museológicos elege coordenador e vice em reunião com a FAPEMA

Rede de Acervos Museológicos elege coordenador e vice em reunião com a FAPEMA
outubro 07 21:08 2014

DSC 0783 - CópiaA Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA recebeu, na tarde desta terça-feira (07), os coordenadores de trabalhos desenvolvidos através do edital 19/2013 Acervos Museológicos.

A reunião, que teve como finalidade a eleição da equipe de coordenação, foi conduzida pela presidente da Fundação, Rosane Guerra, e pela diretora científica, Cláudia Coêlho.

Foram eleitos como coordenador, o Prof. Dr. Alexandre Navarro, arqueólogo da Universidade Federal do Maranhão, responsável pelo laboratório de Arqueologia da UFMA, e como vice-coordenador, o sociólogo Sebastião Cardoso Júnior, ligado ao Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho.

No início do encontro os presentes fizeram um relato de suas atividades, como a coordenadora do “Espaço Interativo Lugar de Memória”, do Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueológico do Maranhão, Eliane Gaspar.

“Desenvolvemos um trabalho que tem como objetivo estabelecer e reforçar a ideia de pertencimento enquanto maranhense. As crianças conhecem, por exemplo, as nove etnias indígenas do estado. Se reconhecer como identidade do povo do qual participa, onde nasceu, gera cidadania”, explicou Eliane Gaspar.

A presidente da FAPEMA, Rosane Guerra, apontou a agilidade em mostrar resultados, nos três editais que irão compor a Rede de Acervos do Maranhão: ADOC, Museus e CBIOMA.

“Em seis meses de Museus, já temos muitos resultados, mas isso se estende aos outros três pilares. Muito foi realizado em um curto espaço de tempo. É uma das linhas de fomento mais bem sucedidas da Fundação”, comentou.

A função da nova coordenação, composta também pelos responsáveis pela Rede de Acervos Documentais – ADOC e de Coleções Biológicas e Arqueológicas – CBIOMA, será a criação de um site para a Rede, que será anexado ao portal das Redes de Acervos do Maranhão.

  Categorias: