RedeBio prorroga prazo de submissão de propostas para agosto

RedeBio prorroga prazo de submissão de propostas para agosto
julho 27 10:55 2009

O prazo para a submissão de propostas à Rede Amazônica de Biocosméticos – RedeBio -, que encerraria no próximo dia 22, foi prorrogado para o dia 24 de agosto. A decisão foi acordada entre os presidentes das FAPs do Pará, Amazonas, Maranhão, Acre e da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Tocantins, parceiros na iniciativa.redebio

“O motivo principal desta prorrogação é alguma dificuldade encontrada pelos pesquisadores na montagem dos nós da rede nos diversos estados. Dificuldades principalmente de fazer contatos, o que está sendo resolvido. Desta forma o novo prazo dá mais tempo para as devidas articulações”, explica o prof. Dr. Ubiratan Holanda, presidente da Fapespa – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará.

Uma das dificuldades, por exemplo, é a exigência do edital em envolver, no mínimo, três estados parceiros em cada proposta submetida. A ideia é realizar pesquisas de novas tecnologias em conjunto para agregar valor aos produtos resultados da agricultura familiar, principalmente. A RedeBio contará, nos próximos três anos, com R$ 7,2 milhões para investimentos em pesquisas de produtos da região.

Para submeter uma proposta é necessário que o pesquisador com titulação esteja cadastrado no sistema do Portal RedeBio, que pode ser acessado através do site da Fapespa, bastando clicar no banner da rede, no endereço www.fapespa.pa.gov.br, onde está disponível o formulário eletrônico.

O portal é uma iniciativa prevista no termo de referência do edital da RedeBio, criado para dar maior transparência ao processo de submissão. “Só serão aceitas as propostas que contemplarem todas as exigências previstas em edital, e com a confirmação, por meio eletrônico, que a proposta de rede foi submetida e enviada com sucesso pelo sistema redebio”, diz Alexandre Diniz, do Núcleo de Informática e Informação da fapespa, resposnável pelo desenvolvimento do portal.

Através do Portal , o comitê executivo acompanhará todo o processo de submissões e julgará as propostas no primeiro momento, como consta no edital, além de auxiliar no processo de avaliação on line de cada rede e seus sub-projetos. O portal trabalha de forma unificada, a partir dos sites das fundações de amparo à pesquisa e demais parceiros envolvidos no processo. Mais informações no edital da RedeBio, disponível no site da Fapespa.

Novo Cronograma

EVENTOS/DATAS
Assinatura do Termo de Compromisso da REDEBIO  07/05/2009
Lançamento do Edital nos sites das Instituções partícipes  11/05/2009
Publicação nos DO dos Estados partícipes  11/05/2009
Disponibilização do Formulário de Propostas  01/06/2009
Data limite para submissão das propostas  24/08/2009
Divulgação dos resultados nos Diários Oficiais dos Estados partícipes e em suas respectivas páginas na internet A partir de 09/10/2009
Início da contratação dos projetos  A partir de 20/10/2009

  Categorias: