Representante da FINEP visita Parque Tecnológico Renato Archer, que receberá R$ 14 milhões em investimentos

Representante da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) esteve, nesta quinta-feira (6), em São Luís, para conhecer de perto a estrutura do Parque Tecnológico Renato Archer (PTRA), localizado no Centro Histórico da capital. O equipamento do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), será ampliado com recursos da ordem de R$ 14 milhões, conquistados por meio do edital da FINEP para Parques Tecnológicos.
Durante a agenda, o representante da FINEP destacou o potencial transformador do Parque Renato Archer e elogiou a articulação local em prol da ciência e da inovação.
A visita é mais um reconhecimento do potencial maranhense. Para a FINEP, a estrutura e o projeto de expansão do PTRA evidenciam a maturidade e a capacidade do estado em criar um ambiente de inovação robusto, com vocação para atrair negócios, acelerar startups e transformar conhecimento científico em desenvolvimento econômico e social.
“Vimos uma estrutura muito promissora com grande sinergia entre os equipamentos, como startups e negócios criativos. O Maranhão já é um destaque nacional por ter sido um dos estados contemplados pela FINEP. Um exemplo importante, ajudando a reduzir as desigualdades regionais com ciência, tecnologia e inovação”, afirmou Maurício Filho.
Antes da visita técnica, Maurício Filho foi recebido na sede da FAPEMA pelo presidente da Fundação, Nordman Wall, e pela coordenadora de Empreendedorismo e Inovação, Isaura Modesto. Também participaram da reunião o secretário adjunto da SECTI, Saulo Lima, e o coordenador de Inovação da secretaria, Eduardo Oliveira.
A comitiva percorreu as instalações do Parque Tecnológico, incluindo espaços como a Locomotiva Hub, o Casarão Tech e o EQT Lab, este último uma iniciativa da Equatorial Energia voltada ao fomento à inovação. A visita foi concluída no prédio que abrigará o novo espaço de inovação do PTRA.
Para o presidente da FAPEMA, Nordman Wall, o momento marca o início de uma nova fase para a inovação no Maranhão. “Estamos iniciando a concretização da estruturação do Parque Tecnológico Renato Archer. Com o apoio da FINEP, vamos consolidar um ambiente de pesquisa e desenvolvimento que será referência no estado, seguindo orientação do governador Carlos Brandão. O objetivo é fomentar a economia do conhecimento, criar oportunidades para nossos pesquisadores e transformar ideias em soluções concretas para a sociedade”, destacou.
O aporte da FINEP representa um marco para o avanço da pesquisa, inovação e empreendedorismo tecnológico no estado. Com a expansão da estrutura, o Parque Renato Archer poderá atrair novos investimentos, fortalecer parcerias com universidades e empresas, e gerar empregos qualificados.
O secretário adjunto da Secti, Saulo Lima, ressaltou a importância estratégica da iniciativa. “Estamos diante de uma oportunidade histórica para transformar o Maranhão em um polo de inovação. O Parque Tecnológico é um espaço estratégico que conecta academia, governo e setor produtivo. Com o reconhecimento e apoio da FINEP, vamos acelerar ainda mais o desenvolvimento de projetos inovadores no estado”, afirmou.
Para a coordenadora de Empreendedorismo e Inovação da Fapema, Isaura Modesto, a parceria com a FINEP fortalece a missão da Fundação de incentivar negócios tecnológicos. “O Parque Tecnológico Renato Archer é o principal polos de inovação do Maranhão. Essa parceria traz uma nova dimensão para o apoio ao empreendedorismo tecnológico e amplia o alcance das ações voltadas à inovação no estado”, finalizou.