Representantes da FAPEMA reúnem-se com acadêmicos da FACIMP

Representantes da FAPEMA reúnem-se com acadêmicos da FACIMP
setembro 16 16:11 2011

FACIMPAs ações da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) foram expostas nesta última quinta-feira (15) a representantes da diretoria acadêmica da Faculdade de Imperatriz (FACIMP). Foram destacados durante a reunião, os editais voltados à inovação e empreendedorismo, Programa Pesquisador na Empresa (RHAE) e Programa de Apoio à Inovação nas Empresas (PAPPE).

A assessora de planejamento da Fundação, Márcia Maciel, também destacou os eventos que a FAPEMA promove no próximo mês: III Encontro de Inovação do Maranhão e II Mostra Científica do Maranhão, e estendeu o convite à participação para a comunidade acadêmica da região Tocantina. “Contamos com as inscrições de alunos e professores da FACIMP nestes eventos”, disse. A assessora sugeriu ainda que a FACIMP promovesse atividades em seu campus durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011. “A ideia do evento é também descentralizar ações da capital, interiorizando as atividades”, acrescentou.

Rosely Grisotto, coordenadora de inovação e empreendedorismo da FAPEMA, palestrou durante a noite para professores e alunos da Faculdade, e esclareceu os critérios de participação das empresas nos editais de fomento à inovação. Ela reforçou que o RHAE e o PAPPE tratam-se de recursos não reembolsáveis, necessitando apenas da prestação de contas do auxílio concedido. “A diferença entre eles é que no PAPPE os recursos financiam um produto inovador e no RHAE o financiamento é do desenvolvimento da pesquisa. Dessa forma, as empresas podem concorrer aos dois editais”, explicou.

Para a diretora científica da FACIMP, Eline Barbosa Oliveira, a visita dos representantes da FAPEMA esclareceu dúvidas comuns dos pesquisadores da instituição e estimulará a participação de alunos e professores nos editais. “É preciso concorrer. Os editais estão aí, a FAPEMA está disponibilizando muitos recursos de forma democrática. Nossos pesquisadores têm que acreditar no potencial da região e devem participar”, concluiu.

A FAPEMA possui um escritório regional em Imperatriz, situado no campus da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), representado pelo Prof. Manoel Dantas. Os pesquisadores da região interessados, devem se dirigir ao escritório para esclarecimento de eventuais dúvidas.

 

  Categorias: