Representantes do Maranhão participam do Fórum conjunto CONFAP CONSECTI

Representantes do Maranhão participam do Fórum conjunto CONFAP CONSECTI
maio 31 19:01 2011

CONFAPEm solenidade realizada na manhã desta segunda-feira (30), no Centro Administrativo do Governo de Minas Gerais, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) celebrou seus 25 anos de atuação. O evento foi prestigiado pelo governador mineiro, Antônio Anastasia, e várias autoridades da área de Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I) do pais, entre elas a diretora presidente da FAPEMA, Rosane Nassar Meireles Guerra.

O governador Antônio Anastasia, em um discurso entusiasmado, além de parabenizar a FAPEMIG pelos 25 anos de incentivo à pesquisa, afirmou que a instituição é fundamental para o desenvolvimento de Minas Gerais. O governador reafirmou seu compromisso em manter o investimento anual de 1% do PIB (Produto Interno Bruto) estadual no setor, meta alcançada desde 2007. Para Anastasia, “ciência não é apenas importante; é algo visceral”.

Durante a cerimônia, foram celebradas importantes parcerias para Minas Gerais. Uma delas foi firmada com a Polícia Militar (PM), com o financiamento de um projeto que visa à atualização tecnológica da PM e a qualificação em policiamento preventivo não letal. O objetivo é os profissionais estejam preparados para utilizar a técnica durante os jogos da Copa do Mundo e da Copa das Confederações.

Na ocasião, também foi lançado um edital em parceria com a CEMIG, para financiar pesquisas em áreas como meio ambiente e fontes alternativas de energia. Outra novidade foi o lançamento de um cartão postal e um cartão telefônico da operadora OI, alusivos aos 25 anos da FAPEMIG.

O evento marcou a abertura do Fórum conjunto do Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CONSECTI) e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP). O Fórum seguiu à tarde, no Hotel Boulevard Plaza, com um debate sobre o novo arcabouço legal da ciência e tecnologia do país. Do Maranhão, participam, além da presidente da FAPEMA, a diretora cientifica da Fundação, Rita Seabra, e o secretario adjunto de Ciência e Tecnologia, Osvaldo Saavedra.

 

 

  Categorias: