Resultados são apresentados no segundo dia do Workshop Rebax, em São Bento

Resultados são apresentados no segundo dia do Workshop Rebax, em São Bento
dezembro 02 14:19 2013

DSC 3697Um dia de campo foi realizado na Fazenda Escola de São Bento, sob administração da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, no último sábado, 30 de novembro, para o segundo dia de apresentações do II Workshop da Rede de Pesquisa da Baixada, a Rebax.

A Rede tem financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA, por meio do edital Rebax, e é coordenada pela Prof. Dra. Zafira Almeida, da UEMA.
Reuniram-se na Fazenda Escola, local de apoio aos pesquisadores que desenvolvem trabalhos na baixada, o reitor da UEMA, José Augusto Oliveira, a diretora científica da FAPEMA, Cláudia Maria Coelho Alves, a coordenadora da Rebax, Zafira Almeida, além de gestores dos núcleos de pesquisa da UEMA, IFMA, UFMA e UniCeuma e da autoridade consular da Itália no Maranhão, Gianluca Maria Bella. DSC 3650

Zafira Almeida aponta que a Rede possui um diferencial, pois além de lançar produtos oriundos das pesquisas ela vai ao encontro da comunidade. “Vamos além do paper, do artigo no periódico, conseguimos alcançar aqueles que de fato farão uso dos resultados das pesquisas. O produtor rural, o pescador, a família da baixada”, ressaltou a coordenadora que ainda agradeceu o empenho dos participantes da Rede. “Temos muito orgulho de todos aqui, em especial dos bolsistas juniores, eles vão a campo e se envolvem com a comunidade”.

Todo o investimento de recursos para a Rebax é de origem estadual, através da FAPEMA. Como comentou a diretora científica da Fundação, “não há aqui recursos de outras instituições ou agências de fomento, mas apenas do governo do estado do Maranhão. E isso faz com que dias como hoje sejam mais valorizados ainda, pois o estado e a população precisam saber como esses recursos estão sendo empregados. A FAPEMA reconhece o esforço de todos os envolvidos e os parabeniza por tantos resultados”, disse Cláudia Maria Alves.

DSC 3795Para o reitor da UEMA, José Augusto Oliveira, “a principal importância do trabalho científico é trazer melhorias para a vida da sociedade”. “A Rebax, assim como a UEMA, tem deixado um legado de ciência e desenvolvimento para o Maranhão”, frisou o reitor.

Os onze trabalhos desenvolvidos, dentro de três linhas de pesquisa da Rede, foram apresentados por seus coordenadores ou representantes. Alguns frutos de dois anos de Rebax puderam ser mostrados para o público, como as cartilhas educativas destinadas à população, que com uma linguagem fácil explicam como aplicar as soluções encontradas pelas pesquisas no dia a dia.

Na mesma manhã também foi feito o lançamento do Sumário Executivo da Rebax, que tem como alvo os gestores públicos. “Fizemos o Sumário e vamos entregá-lo aos gestores municipais para que entendam o que pode e deve ser feito para melhorar a vida da população. Conseguimos reunir todas as pesquisas, é uma grande conquista”, comentou Zafira Almeida, que organizou a publicação.

  Categorias: