Reunião de consultores realiza julgamento do Edital BITI

Reunião de consultores realiza julgamento do Edital BITI
fevereiro 21 19:08 2014

ADSC 4086Consultores Ad-Hoc de instituições de Ensino Superior do estado estiveram reunidos na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA, na tarde desta quarta-feira, 20, para julgamento de propostas do Edital de Bolsas de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – BITI.

O BITI tem como objetivo estimular estudantes do Ensino Superior ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação. “Hoje estão reunidos consultores ad-Hoc das Universidades Federal do Maranhão – UFMA, Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, e Universidade Ceuma para análise das propostas de um edital importantes no incentivo do desenvolvimento científico e tecnológico no estado”, declarou a assessora de Planejamento da FAPEMA, Márcia Maciel.

O Edital BITI recebeu 37 propostas que foram submetidas a julgamento. Desse número, 26 foram recomendadas/ recomendadas com restrição e 11 outras foram consideradas não enquadradas e/ou não recomendadas.

A professora doutora do departamento de Química e Biologia da UEMA, Raimunda Nonata Fortes Carvalho Neta, destacou a iniciativa da FAPEMA em convocar profissionais da área para análises das propostas. “O julgamento por pares é uma excelente iniciativa e dar credibilidade ao trabalho da Fundação. Os trabalhos são analisados por quem trabalha na área e pode de fato identificar se o projeto é viável ou não para o estado de forma que possam contribuir verdadeiramente para a ciência e tecnologia do Maranhão”, explicou.

Já o professor doutor Wanderson da Silva Pereira observou a dificuldade dos pesquisadores em enquadrar os objetivos expostos no projeto com a metodologia para alcançar tais objetivos, mas elogiou a maioria das propostas. “Há trabalhos importantes de inovação com o registro de patentes de produtos e projetos na área de diagnósticos de doenças, muito bons”, avaliou.

 

  Categorias: