Revista Pós-Ciência é lançada com apoio da FAPEMA

Revista Pós-Ciência é lançada com apoio da FAPEMA
setembro 26 21:35 2011

Lançada a edição 15 da Revista Pós-Ciência, na noite desta sexta-feira (23), no auditório do Centro de Ciências Humanas, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A Pós-Ciência é uma publicação organizada pelo Departamento de Ciências Sociais da UFMA.

A revista, organizada pelos professores doutores Mário Grynszpan e Igor Gastal Gril,  traz o dossiê Dossiê “Elites” e mais cinco artigos que tratam da constituição de diversos segmentos de elites, principalmente no que diz respeito  às suas composições sociais, recursos e instrumentos de legitimação.Pos-Ciencia

A edição traz ainda quatro artigos que discutem a corrupção na agenda da nova sociologia econômica, analisando conceitualmente as chamadas esquerdas e direitas do Brasil. Apresenta uma entrevista em que o antropólogo Ricardo Gomes Lima fala sobre o artesanato.

Participaram do evento Fernando Carvalho, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Maranhão; Igor Gastall Grill, coordenador do Programa de Pós-Graduação do Curso de Ciências Sociais e coordenador do Dossiê; Horácio Antunes de Sant`Ana  Junior, professor e editor da Revista; Sérgio Figueiredo Ferretti, professor e editor da Revista; Mário Grynszpan, professor e coordenador do Dossiê; e Stael Chaves, diretora administrativo-financeira da FAPEMA, que na ocasião representou a diretora-presidente, Rosane Nassar Meireles Guerra.

O pró-reitor da UFMA, Fernando Carvalho, agradeceu o apoio da FAPEMA e destacou a qualidade da Revista. “A UFMA reconhece a FAPEMA como uma parceira forte com os editais que disponibiliza para os professores e pesquisadores maranhenses”, disse. A publicação contou com apoio integral da Fundação, por meio do edital da APUB – Programa de Apoio à Publicações,  criado com a finalidade de apoiar diversas publicações como revistas, livros e periódicos de todo o Estado do Maranhão. A FAPEMA apoiou também de forma integral a edição anterior da revista.

“Ficamos honrados em celebrar mais uma publicação tão enriquecedora e saber que trabalhamos com resultados, pois o edital tem como objetivo fortalecer a produção científica maranhense”, pontuou Stael Chaves. Ela ressaltou que o edital encontra-se aberto no endereço da Fundação, www3.fapema.br.

Após o lançamento da Revista, o professor Mário Grynszpan, doutor em antropologia sociaal pela Universidade Federa do Rio de Janeiro e pesquisador do CNPq, ministrou a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais com o tema “A teoria das elites e os Estados Unidos: agentes, redes e contextos na circulação internacional de ideias”.

 

 

  Categorias: