Riquezas arqueológicas do Maranhão são Alvo de edital da FAPEMA

Riquezas arqueológicas do Maranhão são Alvo de edital da FAPEMA
junho 25 11:10 2012

riquezaHá mais de 400 anos, os paleoíndios se firmavam como os primeiros habitantes da Ilha de São Luís. Estudos dão conta de que esses povos pré-colombianos viveram por aqui há cerca de 9 mil anos, muito antes da chegada dos tupis-guaranis e europeus. Às vésperas do quarto centenário da cidade, a valorização dos vestígios desses antigos habitantes nos ajuda a perceber e a entender aspectos da história, identidade e patrimônio de São Luís.

Percebendo a importância de se conhecer os personagens e costumes do passado e suas influências, o Governo do Estado, por meio a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) lançou o edital de Apoio ao Programa Acervos do Maranhão Coleções Biológicas e Arqueológicas. O objetivo é dar suporte à organização, informação, gestão e divulgação de coleções já existentes e consideradas estratégicas para o estado.
O arqueólogo Alexandre Navarro destaca as riquezas arqueológicas do Maranhão e comemora os incentivos que a área vem recebendo. “A iniciativa da Fapema vai ajudar a alavancar a Arqueologia no estado, que é riquíssima. Além de preservar o acervo arqueológico, os investimentos vão inserir os alunos em um tipo de estudo que está começando e, ainda, gerar conhecimento para o Maranhão”, disse o pesquisador.
O edital, também, contempla a formação de uma rede de coleções biológicas, que vai desde fauna e flora até microrganismos e componentes, como tecidos, células e DNA. “A estruturação de uma rede voltada para a difusão, preservação e conservação da biodiversidade do estado do Maranhão servirá de suporte para estudos de sistemática e taxonomia por meio de um banco de dados que poderá ser consultado posteriormente para resgatar informações relevantes, como, por exemplo, a história de espécies de vetores de doenças”, explicou presidente da Fapema, Rosane Guerra. Somente para este edital serão disponibilizados recursos no valor global estimado de R$ 2, 2 milhões.
Parque Tecnológico e Infovias -Outro edital lançado pela Fundação foi o de Apoio ao Programa de Suporte à Implantação de Ações Estratégicas em Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação no Estado do Maranhão, resultado de um convênio entre a Fapema e a Universidade Virtual do Maranhão (Univima), órgãos vinculados à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Ensino Superior (Sectec).
A chamada pública dispõe de recursos da ordem de R$ 1,6 milhão e prevê a concessão de bolsas de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica para execução de atividades relacionadas à reestruturação e modernização da infra-estrutura de comunicação digital do estado, à modernização do sistema agropecuário com foco na agricultura familiar e à instalação do primeiro parque tecnológico do Maranhão.

“A nossa expectativa com o edital é selecionar recursos humanos capacitados para desenvolver atividades que conduzam à implantação de um novo modelo de infraestrutura de comunicação digital, à estruturação de um Parque Tecnológico, à modernização do sistema de produção agropecuário e ao apoio à criação de um centro de referência em tecnologia aplicada no Estado do Maranhão”, observou a secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Olga Simão.

И все же она говорила натянуто.

Все "Атлас определитель скачать атлас определитель"вместе они задавали тон боли "Рейтинг игр 2012 на pc"и чувственности, эротизму и страсти.

Кресло наклонилось назад и быстро взлетело в воздух, лишь "Прохождение игры дальнобойщики 3"только Проклятие Рондовала прыгнуло на него.

Я остановился, "Игра брось кубик спанч боб"чтобы передохнуть.

Надеюсь, ты хорошо провел время, Кули, сказал дядя Отис.

Потом он "Скачать альбом юлии савичева"стал медленно поворачиваться и, наконец, оказался лицом к туннелю, уходившему вправо от него.

  Categorias: