São Luís 400 anos é eleito tema do Prêmio Fapema 2011

São Luís 400 anos é eleito tema do Prêmio Fapema 2011
março 21 21:21 2011

So_LusCom 39% dos votos, “São Luís 400 anos: Revisitando a história, com visão no futuro” foi escolhido pelos usuários o tema do Prêmio Fapema 2011. Na sequência, “Base de Alcântara: O Maranhão e o espaço”, com 32% (453 votos); “Amazônia Maranhense: Potencial Biotecnológico”, com 21% (298 votos); “Inovação: Impulso ao desenvolvimento empresarial”, com 7% (101 votos); e, 15 outros temas sugeridos pelos internautas, totalizando 1%.

Após votação aberta no Portal Fapema, o tema vencedor recebeu mais de 500 votos, de um universo de 1.416. Nas próximas semanas a Fundação divulgará a nova identidade visual do Prêmio Fapema inspirada no tema proposto.

Para a diretora-presidente da Fapema, Rosane Guerra, a escolha desse tema aconteceu em um momento oportuno: “Várias instituições já estão se articulando em torno dos preparativos para as comemorações do quarto centenário de São Luís. Fico feliz com essa escolha, pois como agentes de fomento à ciência e pesquisa, também poderemos dar nossa contribuição, suscitando entre os pesquisadores e a academia a discussão desse assunto”, enfatizou.

Rosane Guerra adiantou que nos próximos meses serão realizadas algumas atividades para promoção da temática junto à sociedade, a exemplo do que tem sido feito nas edições anteriores da premiação. Uma edição especial do projeto “Colóquios Fapema”, abordando os 400 anos de São Luís, já é pensada e deverá acontecer até o final do ano.

Na enquete também houve espaço para sugestão de outras temáticas. Os participantes propuseram assuntos variados, como as mudanças climáticas, o potencial energético do Maranhão, técnicas de diagnóstico não invasivas, dentre outros. O lançamento oficial da enquete e do edital do Prêmio Fapema 2011 aconteceram no dia 22 de fevereiro, quando o governo do Estado, por meio da Fundação, lançou um pacote com 34 editais (vários já estão disponíveis na página da Fapema).

Neste mesmo evento, a diretora-presidente da Fapema lançou um concurso voltado a designers e artistas plásticos para escolha do troféu do Prêmio Fapema. A ideia é criar um troféu que se torne a marca da premiação e seja usado em todas as próximas edições. O edital para seleção do Troféu do Prêmio Fapema estará disponível nos próximos dias.

Sétima edição – O Prêmio Fapema é a maior premiação científica do Norte/Nordeste e tem como objetivo reconhecer o talento dos pesquisadores locais e estimular a divulgação cientifica e tecnológica do Maranhão. Este ano ele chega a sua sétima edição. Podem concorrer ao prêmio alunos de ensino médio, fundamental ou técnico, de graduação, mestres, doutores, pesquisadores, profissionais da comunicação social, inventores e pessoas que tenham contribuído para preservação dos bens imateriais e “saberes populares”.

 

  Categorias: