São Luís sedia a I Conferência Estadual de Educação Superior para a Graduação Presencial
A educação superior estará em foco no Maranhão, com a realização da I Conferência Estadual de Educação Superior para a Graduação Presencial: Diálogo entre CEE-MA e os Cursos de Graduação do Sistema Estadual de Ensino do Maranhão, dias 27 e 28 deste mês. A conferência é realizada pela Conselho Estadual de Educação do Maranhão (CEE-MA) e pelo Governo do Maranhão, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), e ocorre no auditório da Escola de Governo do Maranhão (Egma), na rua da Estrela, bairro da Praia Grande, Centro Histórico de São Luís.
Os interessados em participar da conferência devem fazer sua inscrição pelo formulário on-line disponibilizado pela organização (https://tinyurl.com/43tsbybm).
A conferência é vista como um encontro estratégico para diálogos a favor da qualidade, da inovação e do fortalecimento do ensino em todo o estado, por isso, vai reunir educadores, gestores e estudantes para debater ideias, trocar experiências e construir caminhos para o futuro da educação superior no Maranhão.
O presidente da Fapema, Nordman Wall, ressaltou que debater a ampliação e democratização do ensino superior de qualidade é fundamental para fortalecer o ecossistema científico do estado. “Não há desenvolvimento sustentável sem conhecimento científico. E as instituições de ensino superior são fundamentais, pois abrigam a maior parte dos pesquisadores do nosso país. Por isso, é fundamental pensar, repensar e propor novos modelos para melhorar, democratizar e ampliar o ensino superior no Maranhão. A Fapema, como órgão de fomento, apoia esta conferência, pois vê nela uma oportunidade de para construir soluções coletivas para os desafios que as universidades enfrentam atualmente”, assinalou Nordman Wall.
Debate sobre o ensino superior
Vice-presidente do CEE-MA, a professora Sônia Mugschl ressaltou que a conferência irá debater o ensino superior em um mundo onde as novas tecnologias e a Inteligência Artificial estão cada vez mais presentes no dia a dia da sala de aula.
“O ensino superior vem se expandindo nos últimos anos, inclusive a implantação de novos cursos de pós-graduação. Durante a conferência nós vamos debater os desafios atuais enfrentados pelas instituições de ensino e profissionais da área diante do surgimento de novas demandas geradas pelas novas tecnologias e inteligência artificial para que a gente equilibre o ensino superior neste novo cenário, nos seus três pilares que são o ensino, a pesquisa e a extensão, sem deixar de lado as ciências humanas”, explicou a professora Sônia Mugschl.
Ela também destacou que durante a conferência o ensino superior será debatido, levando em consideração também a perspectiva do ensino básico. “Hoje, temos temas cada vez mais presentes na sala de aula como a inteligência artificial e o uso de tecnologias, como já citei, mas também a educação ambiental, a educação especial, o ensino híbrido e outros. Então, precisamos debater o que a educação básica espera do ensino superior, sobretudo nas áreas das licenciaturas”, frisou.
Sônia Mugschl também informou que ao final da conferência será elaborada uma Carta do Maranhão para a Educação com diversas propostas voltadas para o ensino superior no estado.
Programação
Ao longo dos seus dois dias, haverá uma programação ampla, com atividades das 8h às 18 horas. O credenciamento ocorre dia 27 (quinta-feira), a partir das 8h. Às 9h, tem início a solenidade de abertura, seguida da palestra magna com o presidente do Conselho Nacional de Educação, César Callegari, sobre o tema ‘A graduação – desafios do ensino superior no contexto universitário do século XXI’.
No período da tarde, ocorre a mesa “Um olhar da graduação sobre a realidade”, às 14 horas. Já às 16h acontece a mesa “Articulação dos três pilares da graduação: ensino, pesquisa e extensão”.
Na sexta-feira (28), ocorrem as mesas “A graduação: regulação como meio para a qualidade e não como um fim à legalidade”, às 8h30; “Os desafios da educação básica no século XXI: reflexões para a graduação”, às 10h. À tarde, às 14h, acontece a mesa “Vozes da graduação (Uema e Uemasul): diálogo entre diretores de curso e estudantes”.
A partir das 16h, acontece a mesa “Aprovação da Carta da I Conferência Estadual para a Graduação”. Em seguida, uma solenidade de encerramento oficial.
A conferência tem apoio das secretarias de Estado da Educação (Seduc) e Administração Penitenciária (Seap); das universidades Estadual do Maranhão (Uema) e Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul); do Instituto Daniel de La Touche.
Também são parceiros o a Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Instituto Federal do Maranhão (Ifma), Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), a Universidade Ceuma, a Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – Maranhão (UNCME-MA).