São Luís sedia Encontro Internacional de História Antiga e Medieval

São Luís sedia Encontro Internacional de História Antiga e Medieval
outubro 13 12:58 2011

evento-de-historia_uema“Viagens e viajantes: cultura, imaginário e espacialidade”. A temática é objeto do IV Encontro Internacional de História Antiga e Medieval do Maranhão, aberto na tarde desta terça-feira, 11, no Rio Poty Hotel. 

O evento é realizado pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e acontece até a próxima sexta-feira (14), com o objetivo de fortalecer as pesquisas de história antiga e medieval, subsidiando alunos, professores e pesquisadores por meio da troca de experiências com estudiosos do Brasil e exterior. “A idéia é relacionar a Antiguidade e Idade Média com a cultura, simbologia e imaginário da sociedade atual”, informa a professora Adriana Zieder (História-UEMA), que coordena o encontro. 

Cerca de 400 estudantes participam do Encontro, que contará com lançamento de livros, paineis, conferências, mini-cursos, sessões de comunicação oral, atrações culturais, oficinas e palestras de convidados de referência internacional, a exemplo dos professores franceses Dr. Jean-Claude Schimitt e Dra. Pauline Scmitt-Pantel. 

Jean Schmitt (Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais de Paris) fez a Conferência de Abertura, com o tema “L´Empereur em Voyage: Rome et Paris XIVème siècle), enfocando as viagens do imperador por Roma e Paris durante o século XIV. 

Pauline Scmitt (Universidade de Paris Panthéon-Sorbonne) apresenta na tarde desta quarta-feira (12) a conferência “Les Voyages au Feminin: l´imaginaire grec et les femmes voyageuses”, tratando sobre o imaginário grego de mulheres viajantes. 

ABERTURA – Participaram da abertura, além dos pró-reitores da UEMA Walter Sant´ana (Administração), Vânia Ferreira (Extensão e Assistência Estudantil), Antonio Silva (Planejamento) e Maria Auxiliadora Mesquita (Graduação), a professora Adriana Zieder; a diretora do curso de História da UEMA, Ana Lívia Vieira; a professora Luciana de Campos (UFMA) e a diretora presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Rosane Guerra. 

Ana Lívia Vieira destacou a satisfação do curso de História em promover um encontro, que cria um espaço de divulgação e pesquisa no campo da história antiga e medieval. “Estamos conseguindo marcar um espaço importante dentro dessa área”, avaliou. 

O encontro é uma realização do Curso de História da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e do Laboratório de História Antiga e Medieval da Uema, em parceria com a  Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

  Categorias: