SBPC: evento vai fortalecer relação Brasil-Alemanha em C&T

SBPC: evento vai fortalecer relação Brasil-Alemanha em C&T
julho 12 14:55 2011

Com o objetivo de fortalecer as relações já existentes entre os dois países na área de ciência e tecnologia (C&T) e dar um novo impulso ao intercâmbio de cientistas, professores, estudantes e projetos de pesquisa conjuntos, está sendo realizada durante a 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SPBC) Goiânia – GO a Sessão Especial Cooperação Brasil-Alemanha, na Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia (GO).SBPC

A Sessão Especial ocorrerá nos dias 13 e 14, com palestras, apresentações e debates, e contará com representantes de nove instituições alemãs. Segundo a organizadora da Sessão Especial, Ana Trettin, que é coordenadora de Projetos em Ciências, Pesquisa e Arte, da Agência de Cooperação Internacional Econômica e Científica de Baden-Württemberg, estado no Sudoeste da Alemanha, serão realizadas palestras com informações gerais sobre como pesquisar e estudar na Alemanha e também sobre pesquisas específicas.

“Essas últimas foram selecionadas pelo interesse dos próprios pesquisadores em iniciar e aprofundar a cooperação com o Brasil e porque são áreas que achamos interessantes no contexto da reunião da SBPC, como Geociências e Biologia.”

Hoje, segundo Ana, existe uma cooperação intensa entre o Brasil e a Alemanha em ciência e tecnologia, mas ainda há muito a ser explorado. “O intercâmbio é uma ponte decisiva para novas ideias e inovações e importante para achar respostas aos desafios da globalização nos tempos de hoje”, diz. “Na Alemanha e no Brasil, tem-se buscado fomentar a cooperação na ciência e na pesquisa há mais de 40 anos.

 O Ano Brasil-Alemanha da Ciência, Tecnologia e Inovação 2010/11, por exemplo, que terminou em abril deste ano, visou celebrar esta parceria de sucesso para dar novo impulso à cooperação científica e tecnológica.

Assim, para aprofundar ainda mais os laços existentes, a Sessão Especial será fechada, na quinta-feira (14), com o Fórum de Cooperação Científica Brasil-Alemanha. Representantes de instituições brasileiras e alemãs poderão conversar em pequenos grupos, para se conhecerem e averiguarem a possibilidade de cooperação (intercâmbio de estudantes ou professores e projetos de pesquisa conjuntos). Ou então, simplesmente, para obterem mais informações sobre as instituições alemãs presentes e sobre pesquisa em geral na Alemanha.

  Categorias: