SBPC: Governo do Maranhão participa do maior evento científico da América Latina com novidades na tecnologia e inovação

Por Laércio Marques 24 de julho de 2023

O sistema de ciência, tecnologia e inovação do Governo do Estado, representado pela FAPEMA, Secti, Uema e Uemasul, está presente na 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O maior evento científico da América Latina, aberto na noite de domingo, 23, e segue até dia 29 deste mês, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. No stand do Governo do Maranhão está sendo mostrado inovações na área da pesquisa científica, destacando a vasta produção maranhense no segmento.

 


O presidente da FAPEMA, Nordman Wall, acompanhado do direto Científico da Fundação, Cristiano Capovilla, participou da abertura do evento ao lado da secretária adjunta da Secti, Wasti Cunha. As maiores autoridades do país da área de CT& I compuseram a mesa de abertura, entre elas a ministra da MCTI, Luciana Santos.
O ponto alto do evento foi o anúncio da liberação de R$ 50 milhões para recuperação da infraestrutura das entidades vinculadas ao MCTI, que terá impacto no desenvolvimento cientifico e na formação de recursos humanos em todos os estados do país.
“A ciência e a tecnologia são motores essenciais para o avanço da sociedade e para a superação de desafios globais. O conhecimento gerado pelos nossos cientistas e pesquisadores, de todas as áreas, é a base para a criação de soluções inovadoras, que impactam, positivamente, na vida das pessoas, além de contribuírem para o crescimento sustentável do país. Entendemos que a colaboração é fundamental para potencializar o impacto das nossas ações. A SBPC agrega esse cenário e nós, da FAPEMA, estamos empenhados nesse fortalecimento, pelo avanço da pesquisa e da ciência nacional”, pontuou o presidente da fundação, Nordman Wall.

A secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Natassia Weba, avaliou a importância do evento nacional. “É nosso dever investir na formação de recursos humanos qualificados, apoiar projetos inovadores e disseminar o conhecimento científico. Buscamos garantir a sustentabilidade e a autonomia dos nossos pesquisadores e instituições, para que possam continuar realizando seus trabalhos com excelência e dedicação. Estaremos abertos ao diálogo com a SBPC, e demais entidades do setor, para ouvir demandas e sugestões, buscando construir, juntos, uma agenda comum, que fortaleça a ciência e a tecnologia no Brasil”, ressaltou Natassia Weba que está sendo representada no evento pela secretária adjunta da secretaria Wasti Cunha.

A SBPC reuni pesquisadores, acadêmicos, estudantes e profissionais de diversas áreas, mobilizados pelo avanço científico e tecnológico do país. A participação de sistema de CT& I no evento vai destacar o compromisso do Governo do Maranhão no estímulo e incentivo às produções, que lhe consolidaram como referência na promoção do desenvolvimento do setor. Exposição e sorteio de obras, apresentação de projetos inovadores e de casos de sucesso, mostra de programas e iniciativas da fundação e atividades interativas integram a série de ações que serão disponibilizadas no estande da fundação.
O presidente da SPBP, Renato Janine, destacou a participação do Maranhão da exposição. “Para nós é muito importante que na reunião anual estejam presentes intelectuais, cientistas de todos os estados e também que a gente faça reuniões em todos eles. Sucesso a todos os amigos do Maranhão”, Renato Janine.

“A SBPC é um evento importantíssimo, que coloca muitos jovens em contato com a ciência. Esse evento, na verdade, é o encontro de toda ciência brasileira. Por isso, a participação da UEMA, junto com a FAPEMA, Secti e Uemasul, é vital, porque é nesse encontro que se debate o futuro e o presente da ciência. Como instituição de excelência, faz parte do nosso objetivo estar sempre alinhado com essas discussões”, disse o vice-reitor da UEMA, Paulo Catunda.

“Participar da SBPC é preponderante para o desenvolvimento interpessoal dos participantes, pois, é um grande evento, contendo todas as áreas do conhecimento, que permite uma mudança catalisadora no status quo da formação acadêmica do estudante, do monitor, do técnico e do professor. Portanto, é de fundamental importância a participação da UEMASUL, pois foi organizada uma comitiva do Maranhão com as seguintes organizações: FAPEMA, SECTI, UEMA e UEMASUL. Todas elas estarão em um stand apresentação as boas práticas do Estado no ensino, na pesquisa, na extensão e na inovação”, coordenador de Criação e Inovação da UEMASUL, Geraldo Pimentel.

Programação

 

Projetos com temática na zoologia, na robótica, na saúde, infraestrutura, meio ambiente e muitos outros, integram a série de opções apresentadas no estande da FAPEMA. Entre estas propostas, está a pesquisa ‘Competências e habilidades adquiridas com a utilização da Robótica Educacional’, do aluno David Phelipe Góis Souza, do IEMA Pleno São Vicente Férrer, que mostra como a robótica tem impulsionado o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades de estudantes.

Com foco na zoologia, a professora doutora da UEMA, Joseleide Teixeira Câmara, estará no evento com três exposições, que possibilitará ao público conhecer características e curiosidades das diversas espécies de insetos. Estarão no estande a mostra ‘Insetos da Coleção Zoológica do Maranhão’; e momento de interatividade com o Jogo da Memória das Borboletas do Maranhão e o Dominó Entomológico.

O público também terá acesso a vídeos que destacam projetos de sucesso apoiados pela FAPEMA, revelando avanços científicos e inovações de impacto econômico e social impacto; e conheçará as diversas linhas de trabalho da instituição, tendo a oportunidade de interagir com a equipe para esclarecer dúvidas e explorar possíveis colaborações.