Secretaria da Cultura abre Semana da Cultura Popular, com apoio da FAPEMA

Secretaria da Cultura abre Semana da Cultura Popular, com apoio da FAPEMA
agosto 20 20:33 2014

123 - CópiaO lançamento dos projetos Memória Audiovisual da Cultura Popular Maranhense e Museu Digital da Imagem e do Som do Maranhão, marcou a abertura, na noite desta terça-feira (19), da Semana da Cultura Popular do Maranhão.

O evento acontece até sexta-feira (22), no Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho (CCPDVF), localizado na Rua do Giz, Praia Grande.

A solenidade contou com a presença da secretária de Estado da Cultura, Olga Simão, representando a governadora Roseana Sarney; da diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Rosane Guerra; do diretor do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, Sebastião Cardoso, do superintendente de Cultura Popular da Secma, Sergio Uchôa,; do secretário adjunto da secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sectec), José Ribamar Torres; além de diretores das casas de cultura do estado e conselheiros da cultura.

Na ocasião, a secretária Olga Simão destacou a importância do evento realizado em celebração ao Dia Internacional do Folclore.

“A realização da Semana e o lançamento desses dois projetos, mostra mais uma vez a preocupação e dedicação do Governo do Estado com a cultura popular, nossa grande riqueza”, declarou.

Olga Simão falou, ainda, sobre o lançamento dos projetos com apoio da Secma e Fapema. “O objetivo é preservar e incentivar nossas manifestações culturais, por meio da digitalização do nosso acervo. Com o Museu Digital da Imagem e do Som do Maranhão nós vamos disponibilizar para um maior número de pessoas nossas riquezas, democratizando ainda mais o acesso a essa rica cultura”, ressaltou.12345

Rosane Guerra, presidente da FAPEMA, destacou a participação da instituição para o desenvolvimento dos projetos.

“Fico muito feliz em participar da concretização de um projeto que visa proporcionar mais acesso à informação cultural do nosso estado. A Fundação participou do projeto Memória Audiovisual da Cultura Popular Maranhense, com o edital dos Acervos Museológicos que contempla a preservação e restauração desses materiais”, disse.

Após a cerimônia de lançamento foi realizada a apresentação do projeto Memória Audiovisual da Cultura Popular Maranhense, pela bolsista da Fapema, Andréa Frazão. O acervo já conta com 659 fitas, totalizando cerca de 500 horas de gravação, além de fotografias.

O projeto do Museu Digital da Imagem e do Som do Maranhão foi apresentado pelo diretor do museu, Gabriel Melônio. Ele explicou que o espaço servirá de abrigo ao vasto acervo maranhense do qual fazem parte documentos, imagens e depoimentos.
A programação da noite foi encerrada com apresentação cultural de Tambor de Crioula da Fé em Deus, da Floresta, Santa Rosa (Axixá) e Centro Grande (Axixá).

  Categorias: