Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação visita cidade de Codó

Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação visita cidade de Codó
junho 16 19:14 2016

Jhonatan Almada em visita à escola que abrigará IEMAO objetivo da viagem foi avaliar o novo prédio que irá abrigar a unidade do Iema no município

Com o objetivo de expandir a metodologia de ensino inovadora do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Jhonatan Almada, representou o Governo do estado em visita às instalações da Unidade Escolar Clodomir Millet, escola que vai sediar a unidade vocacional do Iema no município de Codó, que atualmente funciona no prédio da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

A nova sede do Iema será na Unidade Escolar João Ribeiro, local que foi visitado por uma equipe da Secti formada pelo secretário Jhonatan Almada e por engenheiros, arquitetos e técnicos da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. O objetivo foi analisar os espaços onde serão realizados investimentos para a implantação do Instituto, que vai ofertar os cursos de Inglês Básico e Gestão de Cooperativa, a partir de agosto deste ano.

O supervisor do Iema Codó, Francisco Emílio Matos, destacou a expectativa para o funcionamento da unidade. “Estamos bem esperançosos, sabemos que a Uema tem sua demanda crescente, assim como o Iema. Essa visita do secretário foi fundamental para viabilizar a reforma e com isso teremos um espaço amplo e futuramente uma unidade Iema no município”, enfatizou Emílio Matos.

Oportunidades – Desenvolvidas para promover a formação profissional e técnica de jovens e adultos, articuladas com as demandas dos setores produtivos e regionais, as unidades vocacionais visam atender as demandas existentes de formação profissional, tendo em vista sua inserção produtiva na perspectiva de melhorar os indicadores econômicos e sociais do estado.

As unidades objetivam contribuir com o acesso de diversos maranhenses ao mercado de trabalho mediante uma formação profissional técnica. Na capital se são três unidades: Praia Grande, Escola de Cinema e Estaleiro-Escola. No Maranhão, as cidades a serem contempladas com unidades vocacionais são Caxias, Imperatriz, Barra do Corda, Açailândia, Santa Inês, Brejo, Codó, Pinheiro, Pedreiras e Carolina.

Espaço próprio – A ideia de dar ao Iema uma unidade própria é permitir que o campus da Uema de Codó tenha espaço suficiente para o desenvolvimento dos trabalhos que vem sendo ampliados. “É importante que a Uema tenha espaço para se expandir e continuar contribuindo com a formação da região. A universidade vem crescendo e tem diversos projetos voltados para a ampliação e extensão dos cursos ofertados. Desse modo cedemos o espaço para que a unidade continue com seu trabalho, auxiliando com a democratização do acesso ao ensino superior no município de Codó”, explicou Jhonatan Almada.

Para a diretora da Uema/Campus Codó, Deusimar Serra, essa união é muito bem vinda. “Sem essa parceria não tínhamos como funcionar, passamos por muitas dificuldades, mas estamos seguindo com o apoio e um olhar do Governo do Estado voltado para nós. Aqui vamos oferecer serviços que trazem bons frutos para Codó e para toda a região”, explicou.

Com informações da Secti

  Categorias: