SECTEC e FAPEMA recebem reunião da Região Norte do Consecti/Confap

janeiro 24 18:02 2013

 

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTEC) e  a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) recebem, no próximo dia 1º, os secretários de estado de Ciência e Tecnologia e presidentes de Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) dos estados que fazem parte da Amazônia Legal e representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O encontro tem como objetivo discutir as ações do Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I) para Desenvolvimento da Amazônia Brasileira.

  Os trabalhos iniciarão às 9h com um debate preliminar entre as autoridades estaduais e os representantes do BID, mediado pelo Presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), Odenildo Sena, seguido da apresentação da versão preliminar do Plano de CT&I para a Amazônia, pelo diretor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Antônio Carlos Galvão. Ainda pela manhã serão discutidas as operações e medidas técnicas no âmbito legal da implementação do Plano, mediadas pela especialista em C,T&I do BID, Vanderleia Radaelli.

 Durante a tarde, a partir das 14h, será apresentada a Rede Amazônia em Prol do Empreendedorismo e da Inovação (RAMI), pela diretora-presidente da RAMI, Márcia Pinto Moura, e pela diretora de Marketing e Negócios da RAMI, Maria Goretti Falcão de Araújo. O encontro terminará às 17h, com o resumo dos trabalhos e cerimônia de encerramento, conduzidos pelo presidente do Consecti, Odenildo Sena, pela diretora regional norte do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), Maria Olívia Simão, pelo diretor do CGEE, Antônio Carlos Galvão, e pelos anfitriões do evento, a secretária de Ciência e Tecnologia do Maranhão, Rosane Guerra, e o presidente da FAPEMA, Antônio Luís Amaral Pereira.

  O Plano de CT&I está sendo realizado em uma força conjunta entre Consecti, Confap e CGEE, este responsável pela coordenação técnica de sua elaboração. Após cerca de oito meses de estudos, já é possível destacar o aprimoramento de instrumentos e mecanismos de apoio a área de CT&I e o desenvolvimento de produtos e/ou de processos para a valorização e apoio à ampliação da infraestrutura para produção regional.  “Nesta reunião buscaremos mais um aliado, o BID, que desde o início tem se mostrado inclinado a fazer parte do Plano com a destinação de recursos financeiros aos projetos que serão implantados”, explica a secretária de estado Rosane Guerra.

 Lançamento do Pacote de Editais da FAPEMA – A partir das 17h, a secretária Rosane Guerra e o presidente da FAPEMA, Antônio Luís Amaral, conduzirão a cerimônia de lançamento dos Editais FAPEMA 2013. Entre as novidades deste ano, está o edital inédito de apoio a pesquisadores que vão fazer estágio no exterior.

 Segundo o presidente, a necessidade desse edital foi constatada em levantamentos que foram feitos a partir das pesquisas dentro da própria instituição. “Observamos que havia um interesse muito grande de nossos alunos de graduação em passar um, dois ou três meses em um instituto e um laboratório no exterior. Vamos investir nisso”, revelou.

 Além deste edital, a FAPEMA também irá ampliar os recursos dos editais mais procurados da instituição, dentre eles: o Universal, que tem como finalidade mostrar o que está sendo produzido no Maranhão sobre ciência e tecnologia e possibilitar o intercâmbio e cooperação acadêmica (que teve recursos de R$ 3 milhões de reais em 2012); o edital AREC, de apoio à realização de eventos científicos; e o edital APUB, de apoio às publicações. “Nós já estamos praticamente concluindo toda a parte de levantamento financeiro e com certeza os pesquisadores se sentirão satisfeitos, pois vamos aportar mais recursos para esses editais”, afirmou o presidente.

Но я сейчас поднимался, возразил Билл.

Можете потом прочитать ее сами, "Скачать новинки фильмов 2012 год"но сейчас, позвольте, я перескажу в двух словах.

Примите это и более того, сказал Лии Вофан.

Примерно на таком "Скачать в 3д кино"же расстоянии, как от вашего "Скачать патч для сталкер чисто небо"дома до точки через дорогу от дома Оуэна.

Я прикидывала и так и этак и решила, что смогу жить с индивидуалистом, который знает, "Книга скачать зов ктулху"как можно провести "Скачать кино очень страшное"машину.

У большинства людей хватает благоразумия совершить что-либо в течение первой половины своей жизни и остановиться на достигнутом.

  Categorias: