SECTEC e FAPEMA recebem reunião da Região Norte do Consecti/Confap

janeiro 24 18:02 2013

 

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTEC) e  a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) recebem, no próximo dia 1º, os secretários de estado de Ciência e Tecnologia e presidentes de Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) dos estados que fazem parte da Amazônia Legal e representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O encontro tem como objetivo discutir as ações do Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I) para Desenvolvimento da Amazônia Brasileira.

  Os trabalhos iniciarão às 9h com um debate preliminar entre as autoridades estaduais e os representantes do BID, mediado pelo Presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), Odenildo Sena, seguido da apresentação da versão preliminar do Plano de CT&I para a Amazônia, pelo diretor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Antônio Carlos Galvão. Ainda pela manhã serão discutidas as operações e medidas técnicas no âmbito legal da implementação do Plano, mediadas pela especialista em C,T&I do BID, Vanderleia Radaelli.

 Durante a tarde, a partir das 14h, será apresentada a Rede Amazônia em Prol do Empreendedorismo e da Inovação (RAMI), pela diretora-presidente da RAMI, Márcia Pinto Moura, e pela diretora de Marketing e Negócios da RAMI, Maria Goretti Falcão de Araújo. O encontro terminará às 17h, com o resumo dos trabalhos e cerimônia de encerramento, conduzidos pelo presidente do Consecti, Odenildo Sena, pela diretora regional norte do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), Maria Olívia Simão, pelo diretor do CGEE, Antônio Carlos Galvão, e pelos anfitriões do evento, a secretária de Ciência e Tecnologia do Maranhão, Rosane Guerra, e o presidente da FAPEMA, Antônio Luís Amaral Pereira.

  O Plano de CT&I está sendo realizado em uma força conjunta entre Consecti, Confap e CGEE, este responsável pela coordenação técnica de sua elaboração. Após cerca de oito meses de estudos, já é possível destacar o aprimoramento de instrumentos e mecanismos de apoio a área de CT&I e o desenvolvimento de produtos e/ou de processos para a valorização e apoio à ampliação da infraestrutura para produção regional.  “Nesta reunião buscaremos mais um aliado, o BID, que desde o início tem se mostrado inclinado a fazer parte do Plano com a destinação de recursos financeiros aos projetos que serão implantados”, explica a secretária de estado Rosane Guerra.

 Lançamento do Pacote de Editais da FAPEMA – A partir das 17h, a secretária Rosane Guerra e o presidente da FAPEMA, Antônio Luís Amaral, conduzirão a cerimônia de lançamento dos Editais FAPEMA 2013. Entre as novidades deste ano, está o edital inédito de apoio a pesquisadores que vão fazer estágio no exterior.

 Segundo o presidente, a necessidade desse edital foi constatada em levantamentos que foram feitos a partir das pesquisas dentro da própria instituição. “Observamos que havia um interesse muito grande de nossos alunos de graduação em passar um, dois ou três meses em um instituto e um laboratório no exterior. Vamos investir nisso”, revelou.

 Além deste edital, a FAPEMA também irá ampliar os recursos dos editais mais procurados da instituição, dentre eles: o Universal, que tem como finalidade mostrar o que está sendo produzido no Maranhão sobre ciência e tecnologia e possibilitar o intercâmbio e cooperação acadêmica (que teve recursos de R$ 3 milhões de reais em 2012); o edital AREC, de apoio à realização de eventos científicos; e o edital APUB, de apoio às publicações. “Nós já estamos praticamente concluindo toda a parte de levantamento financeiro e com certeza os pesquisadores se sentirão satisfeitos, pois vamos aportar mais recursos para esses editais”, afirmou o presidente.

Молчание "Microsoft office 2010 пробная версия скачать"будет расценено, как выкуп.

Акман, переплетая пальцы, "Скачать дмитрий маликов ты одна ты такая"неотрывно смотрел "Скачать карту деревня для minecraft"на них.

Но для нас, католиков, "Gta 4 скачать онлайн"дела не менее важны.

Это "Скачать чарли чаплина"была моя первая "Pc games скачать"дуэль в жизни, но не последняя.

Чтобы "Сказки 1001 ночи скачать"получить ордер на обыск "Скачать музыку для айфона"в церкви, "Симулятор вождения поезда"нужно иметь очень веское "Скачать игру кризис 2 через торрент"доказательство.

Нежный позвоночник не выдержал, Ильин клюнул носом вниз и ткнулся в календарь.

  Categorias: